Alunos do curso em Agropecuária concluem ciclo de práticas profissionais

13 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Os alunos do curso técnico em Agropecuária da Unidade de Ensino do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) de Sinop concluíram na semana passada o ciclo de práticas profissionais sobre integração, lavoura e pastagem.

Eles receberam todas as informações necessárias para condução do manejo, plantio e cultivo das principais plantas forrageiras e pastagens. O trabalho foi coordenado pelo engenheiro agrônomo e professor da unidade, Marcos Pires de Almeida.

Segundo Almeida, as aulas práticas começaram com um trabalho sobre germinação de pastagens, no pátio da Unidade. Os alunos também realizaram uma visita técnica no Centro de Formação da Empaer. “Na unidade de demonstração da Empaer os alunos tiveram contato com várias espécies de capins forrageiros”, ressaltou o professor.

O tema também foi abordado durante visita técnica a Fazenda Dona Izabina, numa área de pesquisa da Embrapa. No local, além das diversas espécies de pastagens, os alunos também observaram aspectos gerais de implantação, manejo, controle de pragas e rodízio de pastagens.

“No dia de campo foram debatidas questões sobre o plantio e comparação de áreas inicialmente plantadas com soja ou arroz e, após a colheita, o plantio de espécies forrageira, do gênero brachiaria, de forma integrada”, explicou.

O professor destaca que, dentre as vantagens imediatas do referido sistema, está a otimização do uso da área, pois durante o período das chuvas há lavoura e, durante a seca, a criação de bovinos. Outra grande vantagem é a conservação do solo, já que o sistema de cultivo é por plantio direto.

Fonte:Secom/MT