AMAEST realiza workshop sobre atualização das normas reguladoras em Sinop

14 de junho de 2024, às 12h52 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

A Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (AMAEST) realizou um workshop sobre o processo de atualização das normas regulamentadoras (NR’s) no dia 28 de maio (terça-feira) em Sinop-MT, no VIE Hotel. Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve a conselheira eng. sanitarista, civil e de seg. do trabalho Giuvania Maria Soares Lopes, que fez a abertura do evento e do inspetor de Colíder, eng. eletricista e de seg. do trabalho Erivaldo Evaristo de Lima. O evento foi gratuito e incluiu palestras, aulas e um momento para questionamentos com os profissionais presentes.

O workshop contou com a participação de profissionais especializados em diversas áreas de segurança do trabalho. O presidente da AMAEST, eng. eletricista e de segurança do trabalho Frederico Mansur Gaíva, e o gerente regional de saúde e seg. do trabalho do SESI-MT, Márcio Alves, fizeram uma abertura. Outros responsáveis pela capacitação incluíram o eng. civil e especialista em segurança do trabalho Gomar Sousa Ferreira Lima, eng. eletricista Aguinaldo Bizzo de Almeida, o gerente corporativo SSMA na FS Bioenergia João Paulo de Almeida, o gerente corporativo SSMA na Norsk Hydro Javier Marcondes Torrico, eng. civil e especialista em segurança do trabalho Diego Tognon, eng. de controle e automação e segurança do trabalho Gianfranco Silvano Pampalon e o eng. eletricista e segurança do trabalho André Luiz Remede. Além disso, a enfermeira Gabriela d’Ávila Laurito e o membro da Associação Mato-Grossense de Medicina do Trabalho Ediney Espinola da Costa também participaram.

Giuvania Maria Soares Lopes

Os temas que foram abordados, previamente disponíveis no cronograma, incluíram gestão de perigos e riscos elétricos conforme as diretrizes da NR10 e NR1, desafios e perspectivas na indústria com análise das NRs 4, 5, 6, 33 e 35, com destaque para suas principais alterações e impactos. Também foram incluídas a inclusão das escadas na NR35 e os desafios do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além da discussão sobre o Programa de Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego para os setores de Distribuição de Energia Elétrica e Telecomunicações.

Em seu discurso de agradecimento, o inspetor de colíder eng. eletricista e de seg. do trabalho Erivaldo de Lima enfatizou o incentivo do Crea-MT a especialização continua nas profissões. “A qualidade do conteúdo apresentado e a organização do evento foram exemplares, demonstrando compromisso notável com a excelência e o profissionalismo. Foram palestras envolventes e informativas, proporcionando um ambiente propício para aprendizado e networking”, comentou.

Erivaldo Evaristo de Lima

O estudante de engenharia elétrica Pablo Vinicius Pereira Lopes, participou do workshop e ressaltou a relevância dos conteudos abordados.”Como estudante universitário, foi uma experiência incrível e extremamente valiosa para o meu desenvolvimento estudantil e profissional, conteúdos normativos altamente relevantes para minha área de atuação e que certamente serão úteis em minha jornada profissional. Além disso, gostaria de elogiar a organização impecável do workshop, que desde o registro até o encerramento, tudo transcorreu de maneira pontual, suave e eficiente.”

Pablo Vinicius Pereira Lopes

O evento também contou com intervalos para coffee break.

 

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: AMAEST