AMEF realiza capacitação em perícia judicial no Crea-MT
13 de setembro de 2024, às 14h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF) realizou, nos dias 11 e 12 de setembro, uma capacitação voltada para profissionais interessados na área de perícia judicial. Com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da Mútua-MT, o evento contou com a presença de engenheiros de diversas partes do estado, como Colniza, Guarantã do Norte, Sinop, Cáceres, Juara, Juína, Nobres, Sorriso, Jaciara, Poxoréu e Rondonópolis, reuniu participantes que percorreram grandes distâncias para aprimorar seus conhecimentos.
Os facilitadores, Luiz Paulo Gião de Campos, arquiteto, nomeado perito do juízo em ações no Tribunal de Justiça de São Paulo com mais de 30 anos de experiência, e Rodrigo Lopes dos Santos, advogado e ex-promotor de justiça, compartilharam sua expertise sobre a atuação de peritos no contexto jurídico. Durante o curso, foram discutidos temas como os principais aspectos processuais, a impugnação de laudos periciais, a responsabilidade cível e criminal dos peritos, a ética profissional, além de orientações práticas sobre pedidos de honorários e respostas a quesitos e impugnações. A capacitação também trouxe estudos de casos práticos, que ilustraram a aplicação técnica da perícia em diferentes cenários.
Joici Pereira da Silva, engenheira florestal pela UFMT e agrônoma pela Unic, veio de Poxoréu e elogiou o curso:
“Achei excelente, totalmente propício para a região e a área que atuamos. A AMEF produziu uma avaliação de imóveis rurais que participei e me interessei pela perícia por isso. Esse palestrante é muito esperto e aumentou muito a minha visão.”
Jackson Ferreira da Silva, engenheiro agrônomo de Cáceres, também destacou a relevância do curso para sua atuação profissional. “A necessidade de peritos qualificados que trazem conhecimento legal e seguro é de extrema importância para aprimomar o mercado de peritos no estado de Mato Grosso”
Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos