Após 2 meses em queda, geração de emprego volta a crescer em Sorriso
25 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Após dois meses consecutivos registrando um número maior de demissões que contratações, a geração de empregos voltou a crescer no mês passado. Segundo o Cadastrado Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, em maio foram gerados 810 novos postos com carteiras assinadas. No mesmo período, foram dispensadas 571 pessoas. O saldo positivo é 239 pessoas inseridas no mercado de trabalho.
Um dos destaques foi a construção civil, que contratou 153 trabalhadores. O setor, por outro lado, dispensou outros 56 profissionais. O comércio abriu 244 novas vagas e cancelou 189. A indústria da transformação fechou o mês com 135 admissões e 77 demissões. Nos setor de prestação de serviços foram 97 contratações e 74 demissões.
Desde o início do ano, conforme Só Notícias apurou, o Caged mostra 3.767 novos empregos e 3.420 demissões. Sorriso é um dos municípios do Nortão em que a agricultura mecanizada (arroz, soja, milho e algodão) e o beneficiamento de madeira e a agro-industrialização são as principais fontes geradoras de emprego.
É, atualmente, o maior produtor de grãos do Brasil, com mais de 2% da produção nacional e, aproximadamente, 17 % da produção do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Só Notícias de Sinop