Assistência técnica da Seder incentiva fruticultura na região Norte

5 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com objetivo de apoiar pequenos e médios produtores na plantação de algumas culturas e posterior comercialização, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT) tem enviado engenheiros e técnicos a diferentes regiões do Estado para ministrar palestras e realizar pesquisas. Na última semana , o técnico de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Valquim Félix da Silva visitou na região Norte os municípios de Terra Nova do Norte (648 km de Cuiabá) e Nova Guarita (667 km) e pôde ver de perto o desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura, como a cultura do maracujá, desenvolvida pela Cooperativa Agropecuária Mista de Terra Nova do Norte (Coopernova).

De acordo com o engenheiro, as informações colhidas servirão de subsídios para a criação de novos programas de fruticultura em outras regiões do Estado, coordenados pela Seder. Segundo o enegenheiro agrônomo, a fruticultura está assumindo importância na região Norte, sendo que os pomares de maracujá e caju anão precoce se diferenciam pela qualidade, em função do empenho da equipe técnica da Coopernova, composta por agrônomos e técnicos agrícolas.

A soma dos resultados em curto espaço de tempo na implantação da fruticultura na região tem gerado renda, emprego e diversificação da economia. O que tem incentivado pequenos e médios produtores, que estão investindo em assistência técnica, defesa sanitária e novas tecnologias, se tornando mais competitivos. Além do que a região possui condições ideais para o desenvolvimento da cultura, com clima, solo e topografia favoráveis.

ORIENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

A equipe técnica da cooperativa se reúne periodicamente com os cooperados, com objetivo de orientá-los na organização de seus pomares e conscientizá-los para o emprego correto das práticas culturais e manejo, até por que grande parte dos produtores não tinha tradição de cultivo de frutícola, ou seja, falta de aptidão para fruticultura.

No último encontro em uma das comunidades rurais, a 25 km de Terra Nova do Norte, estavam reunidos aproximadamente 80 produtores cooperados, juntamente com a equipe técnica da Cooperativa e do técnico da Seder, onde foram discutidos todos os problemas da cultura e características de qualidade das frutas que resultam de vários fatores, tanto da pré colheita como da pós-colheita, que podem ser agrupadas em diferentes categorias, como: fatores genéticos (cultivares, porta-enxerto); fatores climáticos (temperatura, luz, vento, chuva); fatores culturais (solo, irrigação, adubação, desbaste, poda, controle fitossanitário, época e colheita); estágio de maturação e tratamento pós-colheita.

Em Nova Guarita, se reuniram autoridades municipais, Banco da Amazônia, técnicos da Empaer, representantes da empresa Carpello, técnicos e produtores, com objetivo de discutirem e consolidar as parcerias com essa empresa, que irá fornecer as mudas e se comprometerá na compra da produção. Segundo o prefeito Antonio José Zanatta, serão beneficiadas 120 famílias com a plantação de aproximadamente 120 ha de frutas como: açaí, graviola, abacaxi, cupuaçu, acerola e jabuticaba. Toda a fruticultura será irrigada com assistência técnica conduzida pela Empaer.

Fonte:Secom/MT