Bassan é homenageado pela AL no Dia do Geólogo

2 de junho de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

“O setor de mineração é um gigante adormecido e pode dar ao estado de Mato Grosso valores maiores do que o agronegócio”. A declaração é do deputado estadual Ademir Brunetto que na noite dessa segunda-feira, 01 de junho, realizou uma sessão solene em homenagem aos geólogos e empresários do setor de mineração do estado.

De acordo com Brunetto falta fomento par ao setor maior organização dos profissionais e empresários do ramos além de políticas públicas para o setor mineral. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, apresentados durante a sessão, ao menos 700 licenciamentos ambientais no estado sendo 21 para exploração agromineral, cinco para manganês, três para exploração de quartzo, 67 de metais preciosos, 50 empreendimentos para exploração de gemas, 28 para granitos e bazal, areia, cascalho e argilas chegam a 425, sem cotar as pesquisas minerais e exploração de fosfato, calcário, bauxita e rochas ornamentais.

O presidente do conselho da categoria, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT), Engenheiro Civil Tarciso Bassan, e o conselheiro Geólogo Marcos Vinícius Paes de Barros, foram dois dos homenageados pela Assembléia Legislativa (AL) no 30 maio, Dia do Geólogo.

Na oportunidade Bassan aproveitou para falar sobre o funcionamento do Sistema Confea/Crea e sobre a profissão do geólogo. “Primeiro quero agradecer a homenagem e parabenizar o deputado Brunetto pela iniciativa de lembrar-se de profissionais tão importantes e de uma profissão tão fascinante. Em Mato Grosso, estão registrados 239 Geólogos. E, diferente de outros Conselhos, o Crea aglutina mais de 300 modalidades. Em nosso estado possuímos 15 profissionais registrados”, declarou Bassan.

O deputado Brunetto também foi convidado durante o evento a participar da sessão plenária do Crea para falar sobre os assuntos que defende na Assembléia Legislativa assim como a não aprovação do Fethab da Mineração. “Também colocamos o conselho à disposição daquela Casa de Leis”, lembrou Tarciso Bassan.

Compuseram a mesa de honra no Plenário Renê Barbour, além do Deputado Brunetto e do presidente do Crea-MT Tarciso Bassan, Jean Justino Paes de Barros da Companhia da Mineração, o secretário Adjunto da Sema Salatiel Alves de Araújo e da Setecs José Rodrigues Rocha Júnior.

De acordo com a Assessoria de Gabinete do Deputado foram homenageados:

Vanderley Bellato
Marcos Vinicius Paes de Barros