Bolsa Família procura 330 mil para pagar benefício
27 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Fonte:Folha Online
O programa Bolsa Família procura cerca de 330 mil famílias supostamente aptas a receber os benefícios, mas que ainda não foram localizadas pela burocracia do programa, informa reportagem desta terça-feira de Marta Salomon, da Folha.
A reportagem chegou a esse dado comparando o número de famílias pobres nos Estados à folha de pagamentos de fevereiro do programa. Além do Distrito Federal, 12 Estados ainda têm mais pobres do que famílias que recebem a bolsa de R$ 15 a R$ 95 por mês.
A diferença entre o número de pobres e de beneficiários do programa é proporcionalmente maior no Amapá, onde quase 30% das famílias pobres não teriam sido alcançadas pelo cadastro federal. No Rio, cerca de 91 mil famílias (ou 17% da estimativa de pobres) ainda estariam excluídas do programa.
Na meta nacional, essa diferença foi compensada por Estados em que o número de beneficiários supera as estimativas oficiais de pobres –lideram essa lista Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Segundo a reportagem, o ministério usa as estimativas de pobres fornecidas pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2004 como o parâmetro para as metas do Bolsa Família. No entanto, o governo não dispõe de um cálculo oficial de famílias excluídas do programa.