Bovespa sobe 1,2% nos primeiros negócios; dólar cai 0,6%, a R$ 2,019

20 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fonte:FolhaNews

São Paulo – A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) avança 1,19%, aos 49.334 pontos, no último pregão da semana. Ontem, a Bolsa brasileira fechou em alta de 0,11%, apesar do nervosismo dos mercados com a possibilidade de um “aperto monetária” na economia chinesa. Nesta sexta-feira, o fechamento dos pregões asiáticos mostra que boa parte desse estresse já foi dissipado. Os indicadores econômicos mais importantes da semana já foram divulgados e agenda para hoje está esvaziada.

Antes da abertura do mercado, corretores esperavam uma jornada de recuperação, num reflexo “retardado” da expectativa de um corte de juros maior na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

O dólar comercial é cotado a R$ 2,019 para venda, em queda de 0,59%. Segundo profissionais de mercado, a imprevisibilidade do Banco Central, que pode utilizar instrumentos de política cambial sem aviso prévio, tem sustentado a cotação nos últimos dias e furado as expectativas de que a taxa caísse abaixo de R$ 2,00 no curto prazo.

Entre as primeiras notícias do dia, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) não apresentou variação na segunda prévia do mês de abril, com a deflação no setor de matérias-primas.

A companhia aérea Gol divulgou no final da noite de ontem o balanço do primeiro trimestre, em que mostra lucro de R$ 91,5 milhões, número 43% inferior ao registrado no início de 2006. A crise aérea e o cancelamento de vôos foram as justificativas dadas pela empresa para justificar o desempenho.

Analistas de mercado, apesar de esperarem problemas no balanço devido à crise aérea, projetavam resultados acima