Cabos de energia furtados prejudicam abastecimento
10 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O abastecimento de água no bairro Pedra 90 e outros localizados na região serão prejudicados nas próximas 48 horas devido ao furto de cabos de energia do reservatório no bairro. Além do furto, o reservatório sofreu depredações na madrugada desta quarta-feira. Uma equipe da Sanecap já se mobiliza para resolver o problema. Sem a parte elétrica, o poço artesiano e o reservatório ficam paralisados e o abastecimento normal de água à população está prejudicado.
Cerca de 98% dos furtos da Sanecap é de materiais elétricos como transformadores, quadro de comando, cabos elétricos trifásicos, entre outros, em unidades operacionais da Sanecap. O objetivo dos ladrões é vender o cobre que compõe o material. Além de prejudicar o sistema de abastecimento de água da população, os furtos também significam gastos extras para a companhia. Nos dois bairros foram roubados 43 metros de cabos rígidos de 3/16mm, ao custo de R$ 145 o metro, totalizando um prejuízo de R$ 7.235.
A Sanecap solicitou a elaboração de um boletim de ocorrência junto à Delegacia de Roubos do Patrimônio Público e fará a reposição dos materiais roubados. Também estão sendo tomadas as providências para a reposição de todo o material furtado, além dos reparos no poço e no reservatório. O abastecimento deve retornar ao funcionamento normal na sexta-feira (12), por volta das 16h.
Cerca de 8.091 famílias dos bairros Pedra 90 e São Francisco, em um total de 24.273 pessoas, ficarão privadas do abastecimento normal de água, em função dos atos de vandalismo que vêm sendo praticados nas unidades operacionais distribuidoras de água da capital, nas últimas semanas.
A Sanecap solicita que a população economize água até o pronto restabelecimento do sistema e denuncie esses atos de vandalismo ocorridos nos sistemas de abastecimento de água de Cuiabá.
Fonte: RMT On Line