CAIS se reuniu em Mato Grosso de 14 a 17 de maio

17 de maio de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Entre os dias 14 e 17 deste mês a Comissão de Articulações Institucionais do Sistema – Cais, teve como sede de suas deliberações o Estado de Mato Grosso. As reuniões de trabalho da Comissão iniciaram na quinta-feira, dia 14 de maio, no Plenário da sede do Crea-MT em Cuiabá. Já na sexta-feira, dia 15 seguiram para Sorriso (412 km de Cuiabá), onde foi realizada a Plenária Itinerante 2009.

No sábado (16) pela manhã, a Comissão reuniu-se na inspetoria do Conselho, com profissionais do Sistema, presidentes de entidades e conselheiros. Ocasião em que puderam apresentar a equipe da Cais e explicar sobre o trabalho que desenvolvem.

O assunto despertou a atenção da platéia principalmente por que se tratava de atos administrativos normativos referentes à integração co Sistema Confea/Crea com o Estado e com a sociedade. Além de orientar, o coordenador-adjunto da Cais, Engenheiro Agrônomo Pedro Shigueru Katayama explicou de que forma entidades, Crea e conselheiros podem propor a realização de fóruns, pesquisas, eventos e publicações.

O presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, abriu os trabalhos e agradeceu a presença dos Conselheiros Federais. De acordo com Kayama é a Cais que aprecia, delibera e supervisiona a organização e a realização da Soeaa e CNP; analisa e delibera sobre propostas de parcerias destinadas a promover o aperfeiçoamento técnico e cultural; além de manifestar-se sobre políticas públicas que envolvam o exercício das profissões do Sistema Confea/Crea.
“A valorização dos Creas e das Entidades é missão do Confea e isso passa pela Cais. Também nos colocamos à disposição para ajudá-los no Plenário do Confea”, disse Katayama.

Também integram a Cais os membros conselheiros federais Engenheiro Agrônomo José Roberto Medeiros Silva, Engenheiro Mecânico Isacarias Carlos Rebouças, Enegenheiro Eletricista Martinho Nobre Tomaz de Souza e a assistente da Comissão Engenheira Indústrial Química Wanessa Severino Borges Almeida.

A quem se interessar basta verificas a legislação no site do Confea:
*PL 1942/08 – dispõe sobre quanto pedir em eventos
*PL 485/08 – dispõe sobre como pedir recursos para eventos
*PL 163/09 – edital de chamada pública, dispõe sobre quanto, e como pedir a ajuda
*PL 1943/08 – Trata de publicações – quanto e como pedir

*Rafaela Maximiano