Câmaras Especializadas apresentam relatório de demandas à CEEP

2 de dezembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Além da apresentação de novas tecnologias e dos debates sobre a engenharia e responsabilidade social, o 3º Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008) também abre espaço para Comissões e Câmaras do Sistema Confea/Crea se reunirem para apresentarem balanços e planejamentos para 2009.

Um exemplo são os coordenadores de Câmaras Especializadas dos Creas que se reuniram na manhã de terça-feira (02) com a Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea (CEEP) para discussão dos pontos positivos e negativos das atividades executadas neste ano.
De acordo com os relatórios apresentados, os coordenadores realizaram 36 encontros ao longo deste ano, sendo 27 reuniões ordinárias e nove extraordinárias. “Houve um aumento de reuniões devido à criação da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Segurança do Trabalho (CCEEST)”, justificou o coordenador da CEEP, conselheiro federal Osni Schroeder.

Outros aspectos positivos foram a realização da 1ª Reunião da CEEP com os Coordenadores Nacionais Eleitos e o I Encontro dos Coordenadores de Comissão de Ética dos Creas. “A ética precisa estar mais presente nas discussões do dia-a-dia, por isso a realização de debates mais aprofundados. Acreditamos que avançamos muito com a realização desse encontro”, disse Schroeder.

As principais propostas apresentadas pelas coordenadorias em 2008 giraram em torno da fiscalização, dos registros profissionais e instituições de ensino, da valorização profissional e do salário mínimo profissional. Nesses assuntos, a coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) foi a que mais apresentou propostas, seguida pela coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO). Outros assuntos que também demandaram propostas foram manifestações sobre projetos de Leis, Decretos, Portarias e ética profissional.

Participaram da coordenação dos trabalhos os membros da CEEP, conselheiros federais Fernando Luiz Beckman Pereira e João de Deus Coelho.

*Rafaela Maximiano
Equipe de Comunicação da WEC 2008