Casa ecológica e caminhão movido a biodiesel são destaques na ExpoWEC

1 de dezembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Cerca de 7 mil visitantes são esperados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante a Expo WEC (Exposição Tecnológica Mundial), entre os dias 2 e 6 de dezembro, A feira, que ocupa a ala Sul do Centro de Convenções mostra ao público exemplos práticos dos avanços obtidos no segmento tecnológico nacional e internacional, explica o coordenador da exposição Zuhair Warwar.

Bioenergia, energia renovável e fontes alternativas serão apresentadas aos profissionais, às empresas e à sociedade, destacando soluções e tecnologia em desenvolvimento para utilização no dia-a-dia. “Queremos divulgar e abrir espaço para negociações também”, informa Zuhair.
A exposição terá início nesta terça-feira, dia 2, com 23 expositores, distribuídos num espaço de 4 mil metros. Para que tudo esteja pronto para receber o público, 150 pessoas estão trabalhando há uma semana, especificamente para montar toda a infra-estrutura do local. Um total de 90 toneladas em material está sendo utilizado para compor o cenário da ExpoWEC, entre madeira, ferro e painéis, principalmente.

O evento é uma realização do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) e da Hannover Fairs.

ExpoWEC: Tecnologia que contribui para o déficit habitacional com o crédito de carbono

O Brasil se destaca no cenário internacional no que se refere às energias alternativas. Além de criar soluções inovadoras, possuir recursos naturais abundantes e investir em pesquisa e tecnologia, o país aposta em fontes renováveis para suportar o crescimento econômico. Temas como esses são desenvolvidos pela engenharia mundial, que traz para a EXPOWEC soluções tecnológicas para a questão da energia.

Entre os 23 estandes do evento, estão o lançamento do protótipo da casa ecologicamente correta da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Pré-industrializada, como sistema steel frame, e apresentada como solução para as moradias populares, não usa tijolos e pode ser construída em cinco dias. Não há sobras de construção, todos os materiais utilizados são desenvolvidos tecnologicamente para não agredir o meio ambiente e podem ser reciclados, como gesso acatonado, placa cimentícia, forro de PVC.

De acordo com o eng. Renato Navarro, representante do projeto, uma construção convencional queima 45 toneladas de carbono, este tipo de casa queima apenas 13 toneladas, apenas 1/3 com relação à outra. “Além disso, a casa é térmica e são entregues com o sistema de energia solar e sistema de captação da água da chuva. Assim, mesmo que ela em princípio custe um pouco mais cara, com o tempo ela se paga.”

Usina Móvel de biodiesel na ExpoWEC

Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica. Em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. O biodiesel é um exemplo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição. Na Expowec, será possível conhecer uma usina móvel de biodiesel. Desenvolvida dentro de um caminhão, produz cerca de 150 a 200 litros de biodiesel por hora, fazendo uso de álcool etílico anidro. O objetivo do projeto, segundo os pesquisadores Alex Nogueira Brasil e Diego Luiz Nunes, da Universidade de Itaúna, é atender às pequenas demandas das comunidades, cooperativas e produtores, produzindo biodiesel a partir de qualquer óleo vegetal in natura ou residual como girassol, soja, nabo-forrageiro, macaúba, pinhão-manso e crambe. Esta tecnologia alinha consciência ambiental e segurança energética.

*Jô Santucci e Dione Santana