CEAGRO do Crea-MT presente em reunião de coordenadores das Câmaras Especializadas de Agronomia nacional em Manaus

29 de outubro de 2019, às 15h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), conselheiro Clóvis Albuquerque, reuniu de 16 a 18 de outubro no Estado de Manaus com Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) nacional.  Na oportunidade aprovaram, o Plano Nacional de Fiscalização em Agronomia, Indicadores e Metas Nacionais de Fiscalização em Agronomia e proposta de que a emissão do receituário agronômico seja restrita e vinculada à comprovação de assistência técnica.

Presente no encontro, o coordenador da CEAGRO do Crea Mato Grosso, a proposta deverá, a partir de agora, tramitar pelas comissões do Confea e, posteriormente, seguir para consulta pública da sociedade.

Coor. da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea Mato Grosso, conselheiro Clóvis Albuquerque

“ O evento foi uma troca de experiência, juntamente com representas dessa modalidade de CEAGRO de vários Regionais do país, principalmente por levar para a nossa Câmara Especializada de Agronomia, propostas de interesse da categoria do Regional Mato-Grossense”, disse o conselheiro do Crea-MT.

O encontro contou com a presença do presidente do Crea Manaus, eng. civil Afonso Luiz Costa Lins Júnior. De acordo com o coordenador do grupo, eng. agr. Kleber Souza dos Santos, o grupo cumpriu a pauta proposta pelo Plenário do Confea em tempo hábil para debater outros assuntos, como Amazônia, agricultura sustentável e bioeconomia.

A reunião contou, inclusive, com as presenças do Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, eng. agrônomo Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, e do Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, prof. eng. agr. Marco Antonio Mendonça.

A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), durante a reunião falou da agenda internacional do Confea para a Agronomia, defendendo a importância das viagens e a necessidade de priorizar a elaboração e a execução de Acordos de Cooperação. ” A exemplo do Acordo com a Associação Americana de Agronomia sobre certificação profissional”, explicou o coordenador da Cais, João Bosco.

O coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) do Confea, eng. agr. Annibal Margon, responsável por propor diretrizes específicas para a atuação das coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas, além de ser a primeira instância no Confea a recepcionar, apreciar e deliberar as propostas provenientes desses fóruns.

 

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações do Confea