Empreendedorismo e qualidade de vida são temas da Semana de Engenharias de VG
O Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, na manhã desta terça-feira (8), a terceira edição da Semana de Engenharias (SEng) do Câmpus de Várzea Grande. O evento, promovido pela Gerência de Graduação e Extensão do Câmpus de Várzea Grande, reúne, até quinta-feira (10), alunos, docentes, técnicos, tecnólogos, pesquisadores e profissionais das áreas das engenharias com o objetivo de criar referências de atuação para os futuros engenheiros, além de proporcionar interação entre esses atores e a sociedade.
O vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, ressaltou o potencial de aproximação entre os docentes, estudantes e técnicos das engenharias, gerado pelo encontro. “O que leva ao diálogo entre as diferentes áreas das engenharias e coloca em evidência o papel do engenheiro, que não é só de produzir soluções técnicas, mas também de pensar, de forma crítica, as questões sociais, políticas, econômicas e de sustentabilidade, atendendo, dessa forma, diferentes demandas em contextos sociais distintos”, acrescentou o vice-reitor, destacando a importância do evento na integração entre os cursos de engenharia oferecidos pela UFMT e o setor produtivo, para pensar soluções na área de logística, transporte, automação, mineração e infraestrutura para o Estado de Mato Grosso.
Segundo o coordenador da SEng, professor Jânio Alves Ribeiro, o evento recebeu 600 inscrições. “Nesse sentido, a Semana se caracteriza como atividade de fato extensionista, pois congrega representantes de todos os segmentos da sociedade, inclusive alunos do Ensino Médio, os quais representam 24% dos inscritos na Semana”, ressaltou.
Segundo o pró-reitor do Câmpus de Várzea Grande, professor Mauro Lúcio Naves Oliveira, a Semana de Engenharias oferece uma oportunidade para que os profissionais possam agir em prol da comunidade, colocando seus conhecimentos a serviço da sociedade, além de atrair os alunos do Ensino Médio para buscarem os cursos das Esngenharias, bem como mostrar o que está sendo planejado em termos de desenvolvimento e inovação tecnológica para o Estado. “O evento oferece aos estudantes oportunidade de crescimento, não só acadêmico, mas profissionalmente, uma vez que eles poderão construir seu network e aprimorar suas relações interpessoais”, acrescentou.
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg), professora Lisiane Pereira de Jesus, também destacou a relevância do Encontro. “Ele engloba, no mesmo espaço, estudantes, técnicos, docentes e profissionais da área que já estão atuando no mercado, proporcionando, entre eles, troca de experiência, e isso é muito importante”, frisou.
Para o estudante de Engenharia da Computação, David dos Reis Pereira, participando pela segunda vez da Semana, o evento traz muito aprendizado e contribui com sua formação acadêmica e profissional. Opinião também compartilhada pela estudante de Engenharia de Transporte, Diandra Deyse. “A gente aprende bastante com os palestrantes. Além disso, a interação com outras engenharias nos ensina muitas coisas também, porque as engenharias precisam trabalhar em conjunto e, neste ano, a oferta de palestras e minicursos na minha área está muito boa”, completou a discente.
Programação
A abertura da programação contou com palestras do Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, e do diretor do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), professor Olivan da Silva Rabêlo, que abordaram a temática qualidade de vida e inovação tecnológica. O pró-reitor destacou a necessidade da qualidade de vida em todas as áreas. “Falar desse tema é falar da vida e o que ela tem de melhor: viver com qualidade. Nosso objetivo aqui é fazer com os futuros engenheiros assumam a tarefa de se colocarem a serviço da qualidade de vida no século XXI”, destacou o docente, para quem a inovação tecnológica deve ser vista não só do ponto de vista da técnica, mas também, e principalmente, sob o aspecto social, da qualidade de vida.
A programação, que, em sua abertura, contou com apresentações culturais, segue até quinta-feira (10) e conta com minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas e simpósios, os quais buscam contemplar as Engenharias de Controle e Automação, da Computação, de Minas, Química e de Transportes, oferecidas pelo Câmpus de Várzea Grande da UFMT.