Colaboradores do Crea-MT participam do encerramento do 1° Programa de Capacitação Corporativa
25 de outubro de 2019, às 16h04 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), por intermédio da Gerência de Gestão de Pessoas (Gegep) realizou nos dias 16 e 17 de outubro no auditório do Conselho Eng. Civil Rubens Paes de Barros Filho, o último módulo do Curso de formação de líderes, do Programa Trilhar da Consultoria Taques & Tavares. O encontro foi conduzido pelo consultor e palestrante Marcos Macedo.
Para a gerente da Gegep, Francielle Oliveira, a intenção do presidente João Pedro Valente, quando da aprovação do nosso projeto de treinamento e desenvolvimento, foi a de que, este Programa de Capacitação Corporativa, teria como objetivo principal o aperfeiçoamento e o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento dos participes, e de trazer reflexão e abertura para as novas possibilidades de práticas administrativas e de gerenciamento das rotinas de processos e de relacionamento interpessoal. Destacamos ainda que, além da valorização das pessoas com o programa de capacitação corporativa, a valorização das tecnologias da informação e comunicação que estão sendo implementadas e em desenvolvimento.
Outro ponto de destaque e de suma importância, é que todos os cursos deveriam e foram oportunizados a todos os empregados do Conselho, em especial os da sede, devido a logística. Com esta visão de inclusão e desenvolvimento da gestão, pesquisamos as necessidades de treinamentos das pessoas que laboram conosco no dia a dia e em como incentivar no seu crescimento individual e no coletivo. O projeto previa ainda o aprimorar do atendimento interno e do público externo em geral, profissionais do Sistema, parceiros de negócios e sociedade, bem como estimular as melhorias nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
“Proporcionar eficiência e eficácia nas atividades desenvolvidas neste Conselho Regional, esmerar a qualificação dos empregados públicos e consequentemente nos serviços prestados a sociedade em geral”, destaca a gerente. Foram disponibilizadas fichas de inscrição para todos os empregados interessados.
A concretização com louvor de um projeto com esta natureza não se deve apenas aos seus autores, mas antes, a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. Foram intensas, enorme e constante as partilhas e o desenvolvimento. Partilharam‐se dúvidas, incertezas, conquistas e muitas, muitas aprendizagens.
Embora este projeto, tenha sido o primeiro e apresente algumas limitações, concluímos que como consequência, deixamos uma marca positiva e foram lançados um conjunto de pistas e desafios a todos os participantes, e esperamos que sejam aceites e posteriormente utilizados em suas vidas, em seus trabalhos e em estudos futuros, sempre com o intuito de melhorar e atualizar a formação contínua pessoal e professional.
O auditor do Crea-MT, Vinícius Andrade Souza, afirmou que o curso propiciou um grande aprendizado para os dias de trabalho e também para vida pessoal. “Para mim este curso foi de extrema importância, além de ter sido um marco para a instituição, me proporcionou muito aprendizado, como profissional e como pai de família. O palestrante Marcos nos desafiou, nos motivou, me fez ver com outros olhos situações que eu considerava correta em meu trabalho, mas que agora vejo de forma diferente e com mais clareza”, disse Vinícius Andrade Souza.
Para o superintendente Executivo Administrativo do Regional Mato -Grossense, Atila Kleber Oliveira Silveira, capacitações como estas proporcionam um melhor ambiente de trabalho e eficácia nas atividades do Regional. “É por capacitações como esta, que nos permitem ter essa clareza. É importante esse momento, para que possamos rever nossos conceitos e conhecimentos, ou seja, é uma contribuição que o Crea-MT está oportunizando aos seus funcionários. Dessa forma é possível desenvolver as atividades no órgão com o compartilhamento de informações e conhecimentos, na busca pela excelência nos trabalhos desempenhados nos setores, ” enfatiza Atila Oliveira.
O Consultor e palestrante da Taques & Tavares, Marcos Macedo contou como ficou surpreso e afirmou que ficou admirado com o empenho e o aprendizado dos colaboradores do Regional Mato-Grossense. “ Fiquei surpreso, me informaram que era a primeira vez que o Crea-MT proporcionava um encontro como este aos funcionários. Os colaboradores que participaram efetivamente dos módulos já estão aplicando as atividades demonstradas no curso em sua vida pessoal e no trabalho. Confesso estar muito feliz e grato pela determinação de todos”, enaltece o consultor.
Retrospectiva de execução do projeto do Programa de Capacitação Corporativa. Este projeto foi executado em etapas, com destaque para A Academia de Líderes, ministrada pelo consultor e palestrante Marcos Macedo, que foi dividida em 9 (nove) módulos, desde o Workshop de Abertura do Programa Trilhar, buscamos o Desenvolvimento de Líderes, apresentando conteúdos diversos da Gestão de Pessoas, Processos e Resultados; Gestão de Mudanças, Cultura Organizacional, Missão, Visão e Valores; Autoconhecimento, Inteligência Emocional e Relacionamento Interpessoal. Comunicação efetiva, Gestão de Conflitos e Feedback na prática. Estilos de Liderança, Liderança Situacional e Delegação. Gestão de Processos, Rotinas e Produtividade. Motivação e Resultados. Desenvolvendo Equipes de Alta Performance. O Líder Coach, Ferramentas e Práticas.
Neste Primeiro Programa de Capacitação Corporativa, foram ministrados o total de 6 (seis) cursos: Elaboração de Projeto Básico – Termo de Referência (regulamento interno) de Licitações e Contratos e Contratação direta sem Licitação com base nas Leis 8666/93 e 13.303/16; Ética Profissional e Marketing Pessoal E Organizacional; EXCEL básico, intermediário e avançado; Comunicação Organizacional; Gestão de Rotinas com Foco em Resultados; e a inda a Palestra Magna: A arte de motivar e engajar pessoas com o ex padre Zeca de Mello. Ao todo foram 7 (sete) atividades.
Os encontros realizados enfatizaram vários temas ligados a liderança, comunicação, relações interpessoais e nos fluxos de trabalho do dia a dia. O consultor ainda retrata que “A estratégia do programa é fazer uma transição comportamental, buscando que o líder entenda e passe a valorizar seu papel como gestor. O programa parte do autoconhecimento e da expansão da perspectiva da liderança para então, focar em táticas e estratégias para obter o melhor desempenho da equipe. O líder é estimulado a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando e desenvolvendo as competências da Liderança. Fizemos um treinamento prático e repleto de ferramentas para o desenvolvimento da liderança”, disse Francielle.
Textos e foto: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT