Com mais de 5 mil de participantes, esta é a Soea da mudança
8 de outubro de 2024, às 15h49 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
Durante os próximos quatro dias, a Bahia se transforma no centro de debates sobre o futuro das engenharias, agronomia e geociências, com a realização da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). O evento, que tem como tema central “Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável”, reúne líderes e profissionais de diferentes áreas para uma agenda intensa de capacitação, networking e discussões sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Brasil.
Na solenidade de abertura do evento, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, expressou seu agradecimento a todos os envolvidos na realização da Soea, destacando a importância da colaboração e da inovação na engenharia. Marchese ressaltou o papel fundamental do Sistema na construção de um futuro mais promissor: “A dedicação de todos para tornar esta a maior Soea dos últimos tempos, em termos de participação e impacto, é uma prova do nosso compromisso com a excelência”, pontuou o presidente do Confea.
Em seu discurso, o presidente lamentou a desigualdade no país e colocou as profissões da área tecnológica como centrais na construção das soluções para o enfrentamento dessa realidade. “Quem quiser mudar a realidade da desigualdade do país tem no Confea um parceiro. Quando você vai aos locais de baixo índice de desenvolvimento humano, o que falta é infraestrutura, o que falta é Engenharia”. Marchese celebrou, ainda, a presença dos mais de 6 mil profissionais inscritos, representando todos os 27 estados brasileiros. “Que o evento seja leve, que o sorriso seja um marco, que todos nós possamos sair pessoas – mais do que profissionais – melhores do que entramos”, disse.
Representando a Caixa Econômica Federal, Sâmio Cássio de Carvalho iniciou sua fala cumprimentando o presidente do Crea-BA, Joseval Costa Carqueija, e destacou a satisfação da instituição em participar do evento. “É com muita felicidade que recebemos o convite para fazer parte desse encontro, que certamente trará muita tecnologia e formação profissional. Quando falamos da Caixa, falamos de desenvolvimento sustentável, investimento no social, e sempre é um prestígio contribuir com parcerias como essa”, afirmou. Segundo ele, a engenharia desempenha um papel fundamental como mola propulsora do desenvolvimento, reforçando o compromisso da instituição com iniciativas que promovem o crescimento do setor.
Por sua vez, o diretor presidente da Mútua, Joel Krüger, ressaltou a relevância da Soea para a troca de experiências, conhecimento e inovação. “Após a pandemia, tivemos Soeas brilhantes em Goiânia e, no ano passado, em Gramado. Estou certo de que a Soea na Bahia será igualmente notável. Mais do que números, o que realmente importa é a qualidade, proporcionada tanto pelos palestrantes quanto pelos participantes”, afirmou Krüger.
Já a conselheira Ana Adalgisa, representando o Plenário do Confea, celebrou a evolução da Soea. “Estamos discutindo a transformação não só digital, mas a nossa transformação pessoal diante da tecnologia. Precisamos pensar também a educação. O Brasil tem a necessidade de se voltar não só para a educação técnica, mas também para a educação básica. Com as discussões que temos aqui, estamos olhando de dentro para fora e nos questionando qual futuro queremos para o Brasil”, disse.
Em linha com esse espírito de inovação, Rosa Tenório, presidente do Crea-AL e coordenadora do Colégio de Presidentes, reforçou que dentro da temática “Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável” serão debatidos assuntos importantes para o desenvolvimento do país. “Espero que possamos agregar conhecimento, trocar experiência e ampliar essa relação que o Sistema Confea/Crea e Mútua proporciona para o Brasil”.
O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Fernando de Almeida Santos, enalteceu os projetos de mobilidade e intercâmbios profissionais entre Brasil e Portugal, ressaltando a relevância do Termo de Reciprocidade firmado entre as duas instituições e como essa colaboração tem fortalecido o desenvolvimento dos dois países. “Nós temos uma métrica que é entendida tanto por Portugal quanto pelo Brasil: a engenharia não possui fronteiras. Acreditamos que essa parceria continuará forte, e trabalharemos para isso”, afirmou.
O anfitrião e presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, saudou os participantes e compartilhou a emoção de sediar a 79ª edição da Soea em Salvador. “É com imensa alegria que recebemos todos vocês aqui em Salvador. Hoje, é um dia especial. A primeira Soea aconteceu em 1940, promovida pelo Confea, e agora, o estado da Bahia realiza sua quinta edição. Este evento foi concebido para reunir profissionais e discutir as importantes temáticas que o Confea nos apresenta, que são fundamentais para a engenharia, a indústria, a mineração e a agricultura. Essas discussões serão o legado desse evento. Agradeço a presença de todos os profissionais e a todos que compõem o Crea-BA. Minha principal mensagem é: sorria, você está na Bahia!”, finalizou.
A importância das colaborações entre os setores público e privado também foi ressaltada pelo secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, que representou o governador do estado. Em sua fala, ele destacou a relevância do encontro para diversos setores da economia, ressaltando o impacto positivo nas áreas industrial, de construção, naval e agropecuária. “Esse público tão qualificado, ao final desse evento acadêmico, institucional, técnico e cultural, trará um incremento significativo para setores essenciais ao desenvolvimento social”, afirmou.
Conta Comigo
Nesta edição, a Soea reforça o compromisso com o respeito e a segurança das mulheres participantes, reconhecendo os desafios enfrentados no mercado de trabalho, como descrédito, assédio e desigualdade salarial. Pela primeira vez, o evento conta com a participação do projeto “Conta Comigo”, com uma equipe treinada para acolher e proteger em casos de violência. A iniciativa busca garantir um ambiente seguro, no qual o respeito é construído em cada ação. Por meio dos QR Codes espalhados pelo evento, as mulheres podem pedir ajuda, caso se sintam inseguras.
Atrações culturais
Nesta Soea, a Secretaria de Turismo da Bahia é patrocinadora das atrações culturais, como a cantora Márcia Freire, Durval Lélis, entre outros artistas. Confira a programação, que inclui palestrantes renomados, o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), além de podcast da Soea, entre outras novidades.
Assim, com uma programação que une líderes nacionais, internacionais e autoridades locais, a 79ª Soea reforça seu papel como um ponto de encontro essencial para discutir os rumos do desenvolvimento no Brasil. De projetos sustentáveis em Salvador a colaborações estratégicas que impulsionam o turismo e a economia baiana, o evento mostra como a engenharia e suas profissões podem contribuir para um futuro mais promissor e conectado.
Reportagem: Beatriz Leal (Confea), Dhiogo Bottacin (Crea-ES), Fernanda Pimentel (Confea) e Anna Jessicka Araújo (Crea-PI)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 79ª Soea
Fotos: ArtFoto Produtora e Cacto Comunicação/Confea