Com obra concluída, Congonhas registra cancelamento de um terço dos vôos
10 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
As obras de grooving realizadas na pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, foram entregues na manhã de hoje (8) pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
O aeroporto, que hoje voltou a operar em seu horário normal, teve cancelados, até às 12 horas, 26 dos seus 80 vôos programados para este sábado – ou seja, 32,1% do total. Também foi registrado um atraso. Em razão das obras, iniciadas em 25 de julho, a pista vinha funcionando entre 8 e 22 horas, em vez de operar das 6 às 23 horas.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, os cancelamentos não têm relação direta com as alterações causadas pelo término das obras. Segundo a estatal, parte dos vôos indicados como cancelados foram transferidos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, logo após o acidente do avião da TAM, em 17 de julho. Como originalmente estavam programados para partir de Congonhas, o sistema da Infraero acusaria esses vôos como cancelados.
A estatal avaliou ainda que a movimentação no saguão do aeroporto é tranqüila e considerada normal.
Segundo informações da Infraero, o grooving (ranhuras que permitem o escoamento da água, aumentando a aderência do asfalto) ainda deve ser realizado nas áreas das cabeceiras antes do ponto de toque das aeronaves em pouso, o que deve ser concluído em dez dias.
Fonte:Diário de Cuiabá