Comércio eletrônico movimenta R$ 21 mi no primeiro trimestre

21 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O diretor-geral do portal E-bit, Carlos Guasti, informa que no primeiro trimestre de 2007 foram movimentados em Mato Grosso R$ 21 milhões em comércio eletrônico (e-commerce), o que representa 1,7% do volume nacional de vendas no período que foi de R$ 1,2 bilhão. Não estão incluídas as vendas de passagens aéreas, produtos de leilões virtuais e aquisições de veículos.

Nestas vendas prevaleceram os produtos de maior valor agregado e a participação do volume de pedidos foi de 19% para produtos eletrônicos e de 17% para produtos de informática. “Esta é a razão pela qual o Estado tem o maior tíquete nacional que é de R$ 390 ante R$ 295 da capital paulista, por exemplo, em função destas compras de maior valor agregado feitas pelos mato-grossenses”.

Guasti diz que 68% das vendas eletrônicas são feitas por cartão de crédito em função das condições parceladas de pagamento e muitas vezes sem juros.

Ele revela que o Brasil possui 1 milhão de domínios sendo que 98% deste total são empresas comerciais (com.br) e a previsão para 2007 é que o volume nacional de vendas pela internet alcance os R$ 6,5 bilhões em faturamento.

O diretor da TN Brasil, Ivo Debona, informa que em 2006 o Brasil registrou um aumento de 76% de empresas (comércio, indústria e serviço) que vieram para o comércio eletrônico, sem contar o mercado livre eletrônico, através principalmente dos leilões virtuais de objetos e produtos e na maioria oferecidos por pessoas físicas. “Só o mercado livre pela internet sustenta algo em torno de 25 milhões de pessoas na América Latina”.

A previsão é que o índice de crescimento em 2007 permaneça próximo na faixa variável entre 50% e 60% de incremento de novas empresas. Ele informa que entre 2005 e 2006 no Estado houve um crescimento de 206% de lojas e empreendimentos que produziram sites para constarem neste universo virtual de negócios.

No portal da TN Brasil em Cuiabá que gerencia o balcão de negócios de 128 empresas, o setor de imóveis é o campeão de acessos, seguido pelo setor de máquinas agrícolas e o de pequenos negócios (aquisição de carrinhos de cachorro quente, espetinhos e aviamentos para produção de bijouterias).

Outro segmento beneficiado é o comércio de autopeças que vem conseguindo diminuir custos operacionais de vendas pelo uso da internet. Os serviços de atendimento ao cliente via on-line têm reduzido a necessidade de frequência de vendedores no interior do Estado e cada vez mais os pedidos pela internet ganham a preferência dos clientes.

Fonte:Gazeta Digital