Comissão da CBF vistoriou estádio Egidio Preima em Sorriso
8 de fevereiro de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Uma semana antes de iniciar o Campeonato Matogrossense de Futebol Profissional, uma equipe de engenheiros, visitou em Sorriso o Estádio Egidio José Preima, oportunidade que avaliaram as reais condições daquela praça de esportes, tendo como principal objetivo adequá-lo para o cumprimento do Estatuto do Torcedor.
Liderados pelo engenheiro civil, José Francisco Barbosa Ortiz (na foto – quarto da esquerda para a direita), foi enumerada uma série de obras, reparos e melhoramentos que deverão ser efetuados para que o Estádio Municipal de Sorriso tenha plenas condições de sediar jogos oficiais.
“Recomendamos alguns serviços, alguns até já estão sendo efetuados como a correção das arquibancadas onde foram eliminadas as fissuras, reforço do alambrado com mais pilares, troca de portões e também observamos que deve ser melhorada a segurança da parte elétrica, uma vez que os quadros não podem ficar facilmente alcançados pelo público, bem como rampa de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais e que tenham também estas pessoas facilidade em utilizar os sanitários do estádio”, comentou o engenheiro.
Um outro ponto também observado refere-se à colocação de pára-raios que até hoje ainda não foram instalados.
Segundo o Dr. Ortiz, as medidas que estão sendo tomadas visando proporcionar mais qualidade para o torcedor é resultado de uma decisão ministerial tendo em vista os desastres registrados nos estádios da Fonte Nova, São Januário e Maracanã quando arquibancadas acabaram caindo e até mortes causando.
“Sabemos que as precariedades encontradas nos estádios de Mato Grosso são grandes com uma realidade completamente diferente dos grandes centros, até pelo numero de competições, mas temos que atender estas exigências e o que estamos percebendo é muita boa vontade por parte dos dirigentes buscando atender a estes apelos e assim dar melhores condições para o torcedor que prestigia as atividades esportivas”, pontuou o Engenheiro José Francisco Barbosa Ortiz.
Este relatório segundo a comissão, será enviado para a FMF – Federação Matogrossense de Futebol, CBF – Confederação Brasileira de Futebol e para o Ministério Publico que vai procurar os proprietários de estádios (em Sorriso a Prefeitura Municipal) para ser efetuado um ajustamento de conduta, com prazos para que todos os detalhes sejam adequados.
Para o secretário municipal de esportes Santinho Salerno, que recebeu a comissão, “é importante sabermos os pontos que precisamos ajustar e não será difícil atender aos apontamentos uma vez precisamos atender estas orientações num prazo o mínimo possível, para estarmos dentro da lei”.
Engenheiros foram preparados na FPF – A comissão que percorrerá todos os estádios do estado de Mato Grosso foi especialmente preparada junto a Federação Paulista de Futebol, através do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e também do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia de Engenharia, sendo todos os engenheiros, são peritos judiciais selecionados e convidados pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, sendo que após o curso o mesmo foi transferido para o estado de Mato Grosso. Nenhum dos componentes possuem vínculos ou comprometimentos, sendo profissionais livres, com instrução através de uma portaria do Ministério dos Esportes para o cumprimento do Estatuto do Torcedor.
*Fonte: Fernando Luis / Rádio Sorriso