Comissão do Crea-MT realiza o 1° Fórum de Ética Profissional em Cuiabá
5 de dezembro de 2024, às 11h20 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A Comissão de Ética do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou, nesta quarta-feira (4), o 1° Fórum de Ética Profissional, na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento foi realizado de forma híbrida também para alunos da Universidade de Rondônia.
Estiveram presentes no evento, o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, a diretora-geral da Mútua-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, o coordenador da Comissão de Ética do Crea-MT, Darci Lovato e o diretor da FAET, professor, doutor Cláudio Cruz Nunes.
O objetivo das palestras era levar aos alunos, o conhecimento sobre ética nas engenharias, agronomia e geociências.
As palestras iniciaram com o coordenador da Comissão Nacional de Ética e Exercício Profissional, o engenheiro eletricista Sérgio Maurício Cardoso, que abordou o tema “Comissão de Ética e Exercício Profissional”. Depois, foi realizada a palestra “Sistema Confea/Crea/Mútua, com a diretora-geral da Mútua-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo.
Já o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Mauro Kosis, deu uma aula sobre os conceitos de ética, moral e como eles se aplicam no dia a dia dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências. Por fim, a assessora técnica do Crea-MT, Célia Mazzer, fez uma palestra sobre o código de ética e quais as penalidades para os profissionais que não seguirem o regulamento.
Após o ciclo de palestras, os estudantes e profissionais tiveram um tempo para fazer perguntas e tirar dúvidas aos especialistas.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT.