Comissão Organizadora da WEC 2008 e 65ª Soeaa faz avaliação final

22 de dezembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Uma semana após a realização do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008) e da 65ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), de 02 a 06 de dezembro de 2008, a Comissão Organizadora voltou a se reunir. Dessa vez, o objetivo foi apresentar o relatório final sobre os eventos.

Todos os presentes mostraram-se bastante satisfeitos. O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, afirmou: “avaliamos com grande sucesso a realização da WEC, Soeaa e eventos associados”. De acordo com ele, os problemas que surgiram no decorrer do processo foram superados e a conquista obtida foi fruto do trabalho de todos os envolvidos. “Vocês todos, sem exceção, foram guerreiros para realizar aquilo que realizamos”, afirmou o presidente, que agradeceu a toda equipe de trabalho, Febrae, Fmoi, conselheiros federais, parceiros, empresas contratadas.

O superintendente de Programas e Projetos do Confea e coordenador do Projeto WEC 2008, Antonio Roberto Martins, apresentou números, dos quais se destaca o quantitativo de pessoas que participaram da WEC, entre palestrantes, convidados, voluntários, trabalhadores e congressistas. De acordo com Martins, o número final da WEC foi de 5.895 pessoas totalmente identificadas. “Mas entendo que este número ainda seja maior”, afirmou.

Além da participação presencial, a superintendente de Comunicação e Marketing, Anna Fonseca Politis, apresentou o número de pessoas que assistiram à transmissão do Congresso por meio do site. Segundo ela, 27.364 pessoas acompanharam as palestras pelos sites do Confea e da WEC. Além disso, o clipping de notícias veiculadas na mídia mostrou que os maiores jornais, redes de televisão e sites de notícias de alcance regional e nacional deram cobertura ao evento.

A Exposição Tecnológica Mundial (ExpoWEC 2008) que foi realizada simultaneamente ao Congresso e apresentou novidades da área energética como a casa ecológica e a usina móvel de biodiesel também teve alto nível de aceitação. Segundo o coordenador da Exposição, Zuhair Warwar, dados de avaliação realizada com os expositores mostram que 80% destes acreditam que o evento superou ou atendeu às suas expectativas, enquanto 20% disse que as expectativas foram parcialmente atendidas.

Para a coordenadora do Fórum da Mulher, Lia Sá, a realização do Fórum foi importante, também, para a sensibilização dos homens. “Eles nos perguntavam por que tínhamos um espaço separado e, ao explicarmos, eles se interessavam e sentavam para participar. Chegamos a cerca de 700 pessoas”, disse. O Fórum dos Estudantes e Jovens Engenheiros também se destacou. Com mais de 1.600 participantes, esse fator demonstrou a preocupação pela boa formação e busca do conhecimento.

*Tânia Carolina Machado
Equipe de Comunicação do Confea