Comissões Eleitorais se reúnem em Brasília

22 de fevereiro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Sob o comando de Etelvino Freitas, eng. civil que responde pela coordenação da Comissão Eleitoral Federal, os coordenadores das Comissões Eleitorais Regionais dos 27 Creas estiveram reunidos no último dia 20 em Brasília.

Na pauta, as regras do processo para a eleição dos presidentes do Confea, dos 27 Creas, de sete conselheiros federais e ainda os diretores-gerais das Caixas de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea.

Com exceção dos candidatos a diretores das Caixas de Assistência, que têm até o dia 19 de março próximo para registrar suas candidaturas, os interessados nos outros cargos têm somente até o dia 4 de março para se inscrever e participar das eleições do Sistema Confea/Crea marcadas para 4 de junho.

Os conselheiros a serem eleitos, renovarão 1/3 das cadeiras do plenário federal, destinadas a representantes das Instituições de Ensino Superior do grupo de Engenharia, e dos seguintes Estados e Modalidades: Pará/Industrial; Pernambuco/Arquitetura; Paraíba/Eletricista; Goiás/Civil; Tocantins/Agronomia e do Rio de Janeiro/Técnicos Agrícolas.

Todos os mandatos têm duração de três anos e vigoram de janeiro de 2009 a dezembro de 2011.

Utilizando urnas eletrônicas e seguindo as regras do TSE, o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea traz para 2008 a novidade da Seção Eleitoral. A exemplo das eleições gerais do país, os eleitores serão informados sobre os locais de votação, entre sedes dos Creas, inspetorias e outros a serem espalhados pelos Conselhos Regionais.

Candidatos: como participar – Os candidatos à presidência do Confea e dos Creas devem atender às exigências descritas nos editais, entre elas a de estar em dia com suas obrigações junto ao Sistema Confea/Crea e residir há, no mínimo, um ano na jurisdição do Crea ao qual se candidata. A apresentação de certidões, além do plano orçamentário da campanha eleitoral, também é exigida.

Para conselheiro federal, os interessados devem atender o descrito no Anexo II, da Resolução 1021, a mesma que define as regras para a eleição dos presidentes, descritas no Anexo I.

Os candidatos à reeleição não precisam se desincompatibilizar do cargo atual e todos devem se inscrever junto às Comissões Eleitorais Federal, em Brasília, e Regionais nos Estados e no Distrito Federal.

Eleitores: como participar – Com registro nos Creas, o eleitor do Sistema Confea/Crea é o profissional com seus pagamentos atualizados, mesmo que parcelados, até 30 dias antes da eleição, marcadas para 4 de junho.

O total de eleitores será conhecido dia 7 de maio, quando se encerra o prazo para que as Comissões Eleitorais Regionais (CERs) enviem à Comissão Eleitoral Federal (CEF), a relação dos profissionais aptos a votar. Essas relações, posteriormente, serão enviadas ao TSE/TER para distribuição nas seções eleitorais.

O eleitor registrado em um estado com visto em outro, deve votar na jurisdição em que efetuou o pagamento da última anuidade. No ato da votação, o RG e o Registro Profissional têm que ser apresentados à mesa receptora.

Todos os documentos como editais, calendários, formulários para requerimento de candidatura e o Manual de Procedimentos Eleitorais estão disponíveis no site www.confea.org.br.

As eleições acontecem dia 4 de junho, das 9h às 19h, horário local, e a apuração será iniciada em seguida. Os vencedores terão seus nomes homologados em 2 de setembro.

A CEF é coordenada pelo eng. civ. Etelvino Freitas que conta com os titulares: Lino da Silva, tec. em edif., que responde pela coordenação adjunta. Cláudio Calheiros, e Pedro Katayama, ambos eng. agr., e Modesto Santos Filho, eng. têxtil.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail cef@confea.org.br e/ou pelos fones: (61) 2105-3863 / 2105-3864.

Maria Helena de Carvalho
Equipe GCO/Confea