Como obter o primeiro registro profissional no Crea?
28 de fevereiro de 2014, às 13h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
É enorme a importância de ser um profissional registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), pois comprova que o profissional freqüentou um curso técnico ou de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e está habilitado a exercer legalmente a sua profissão. Pessoas que exercem a profissão sem terem feito um curso reconhecido estão exercendo a profissão ilegalmente e podem ter complicações no futuro caso apareça alguma denúncia, problema envolvendo a atividade ou no serviço que fora contratado para executar. "A faculdade forma e o Conselho habilita", lembra o presidente do Crea-MT Juares Samaniego.
Ser um profissional registrado pode ser um diferencial importante na hora da contratação por parte de algumas empresas e muitos profissionais se deparam com a necessidade de obter o Crea somente quando este é pré-requisito para alguma atividade ou em proposta de emprego. Empresas que geralmente exigem como pré-requisito que o profissional seja registrado possivelmente irão pagar salários compatíveis com o mercado de trabalho. Já na área de concursos públicos está crescendo a obrigatoriedade do Registro no Crea para aprovados em vagas de nível Técnico e Superior, há inclusive casos de pessoas que procuram o Conselho somente após aprovação em um concurso deixando as coisas para última hora.
"O correto é solicitar o primeiro registro profissional junto com a colação de grau. Assim, o profissional recém formado que muitas vezes está desempregado aproveita o desconto de noventa por cento na primeira anuidade quando ele solicita a carteirinha em até cento e oitenta dias da data da conclusão do curso", ressalta Samaniego.
O primeiro registro profissional é provisório e é válido por um ano, período que o recé-formado tem para apresentar ao Crea-MT o diploma de conclusão do curso. Ao colar grau ou concluir o curso técnico o recém-formado deve trazer ao Crea-MT os seguintes documentos: atestado de conclusão do curso, documentos originais e cópias do RG e CPF, comprovante de serviço ou dispensa militar, titulo de eleitor, comprovante de votação, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de endereço recente ou preencher declaração de residência disponível no site do Conselho.
A coordenadora do setor de Atendimento ao Público, Renilda Alcântara, lembra que é opcional constar na carteira do Crea-MT o tipo sanguíneo porém é necessário apresentar um exame laboratorial original. "Toda essa relação de documentos está disponével no site do Regional www.crea-mt.org.br no menu SERVIÇOS – FORMULÁRIOS – REQUERIMENTO DE PROFISSIONAL – RP. Os interessados também podem entrar em contato conosco por telefone pelo 3315-3003 ou pessoalmente em uma das inspetorias do Crea no interior das 12h às 18h ou pessoalmente aqui na capital das 8h às 17h30, que estaremos à disposição para tirar qualquer dúvida".