Confea convida Lula a participar da WEC 2008
22 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Sem nenhuma viagem internacional confirmada para a data até o momento, são grandes as chances do presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar da abertura no dia 3 de dezembro do próximo ano, em Brasília, da 3ª edição do Congresso Mundial de Engenheiros (World Engineers´Convention), a WEC 2008. O evento ocorrerá entre 2 a 6 daquele mês no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Em audiência realizada nesta terça-feira, dia 21 de agosto, no Palácio do Planalto, o assessor especial da Presidência e coordenador da agenda de Lula, Cezar Alvarez disse ao presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, que a data está reservada na agenda, mas ainda vai precisar de confirmação. “É uma data perfeitamente viável, pois o presidente não tem nenhum compromisso agendado no exterior. Pela importância do evento, é muito provável que ele participe”, disse o assessor.
Marcos Túlio de Melo entregou ao assessor uma carta dirigida ao presidente onde registra que o evento é realizado numa parceria entre o Confea (Conselho ederal de Engenharia Arquitetura e Agronomia), a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) e Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/FMOI). O patrocínio é da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A carta informa que “Engenharia: Inovação com Responsabilidade Social será o tema central do evento que tratará de questões relevantes para a comunidade técnica internacional, com ênfase nas metas do Milênio da ONU, buscando formas de engajar a engenharia e a tecnologia na solução dos graves problemas que o mundo enfrenta hoje”.
As edições anteriores da WEC foram realizadas em Hanover (Alemanha) e Xangai (China) em 2000 e 2004, respectivamente. Marcos Túlio explicou que a candidatura brasileira começou a ser articulada na cidade alemã com o apoio da Presidência da República e do Ministério do Turismo, que chegou a confeccionar cartaz promocional do evento.
Paralelo ao Congresso Mundial, o presidente do Confea disse que será organizada uma feira tecnológica, ou seja, “uma rodada de negociações” com a participação de grandes empresas de engenharia do mundo. Para os dias do evento estão sendo aguardadas 5 mil pessoas, sendo 1,5 mil estrangeiras. A Unesco, por sua vez, convidará o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon. Caso não seja possível, existe a possibilidade da participação do ex-secretário Kofi Annan.
Acompanharam o presidente do Confea na audiência, o presidente da Febrae, eng. civ. Roberto Moura, o presidente do Crea-PE eng. civ. Roberto Lemos Muniz, a presidente do Crea-DF, Lia Sá e o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), eng. Mec. e de seg. trab. Francisco Machado da Silva.
Fonte:Confea