Confea lança Chamada Pública para projetos de fiscalização dia 6 de abril

30 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No próximo dia 6 de abril, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia lançará Chamada Pública que selecionará propostas provenientes da sociedade civil para concessão de apoio financeiro para execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Crea. O projeto deve estar consoante ao tema “Fiscalização do Exercício Profissional e Ética Profissional”. A linha de crédito de incentivo será de até R$ 35 mil e poderão ser selecionados até dez projetos.

De acordo com o edital, as propostas poderão ser enviadas entre os dias 6 de abril e 10 de julho, para envio eletrônico, ou até 14 de julho, para propostas impressas. De acordo com o documento, os resultados serão divulgados em 28 de agosto. Poderão participar instituições sem fins lucrativos, como entidades profissionais e estudantis das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Creas, instituições de educação, sociedade ou associação científica, institutos tecnológicos e centros de pesquisa.

Entre os objetivos que cada projeto deve contemplar, estão: divulgar as profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea, por meio de atividades didáticas, eventos científicos, culturais e tecnológicos; inserir econômica, social e politicamente as profissões, visando à solução de problemas da sociedade, por meio da aplicação adequada das tecnologias disponíveis; formular políticas públicas que potencializem o uso dos recursos para a melhoria da qualidade de vida, distribuição da riqueza e justiça social; fomentar atividades de motivação, aprimoramento contínuo e atualização dos profissionais da área tecnológica, visando à inovação, eficiência, qualidade e segurança nos empreendimentos, garantindo em todos os casos a preservação de meio ambiente; e desenvolver junto às comunidades acadêmicas a conscientização da necessidade da fiscalização do exercício profissional e da ética profissional.

Reunidos durante a última semana, conselheiros federais aprovaram deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema que previa lançamento de edital da Chamada Pública. De acordo com a deliberação, a Chamada Pública vai ao encontro com a necessidade de o Confea aperfeiçoar seus procedimentos para estar em consonância com as crescentes demandas e anseios dos profissionais abrangidos pelo Sistema Confea/Crea, inseridos em um mundo globalizado.

Veja o edital no site www.confea.org.br.

*Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea