Confea pede apoio à embaixada de Cuba para WEC/2008

6 de fevereiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A possibilidade de transferir para o Brasil o Congresso da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (UPADI – Unión Panamericana de Associaciones de Ingeneros), que seria realizado em 2008 na cidade de Havana, em Cuba, foi um dos assuntos discutidos ontem entre o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo e o ministro da embaixada cubana, Alexandro Dias Palácios.

A sugestão é realizar o próximo congresso da UPADI juntamente com a Convenção Mundial de Engenheiros (WEC – World Engeneer’s Convention), que será realizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) juntamente com a Federação Mundial das Organizações de Engenharia em Brasília, em dezembro de 2008.

Durante a audiência, o presidente Marcos Túlio apresentou o material de divulgação da WEC 2008 – elaborado em parceria com a Embratur – e solicitou que a embaixada apóie a divulgação do evento naquele país e que garanta a segurança e o apoio necessários à delegação cubana que virá ao Brasil em 2008. “Esperamos uma participação efetiva dos engenheiros cubanos no evento, não apenas participando das atividades, mas também apresentando trabalhos técnicos”, ressaltou o presidente.

Túlio também destacou a participação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nas edições anteriores do evento, ocorridas na Alemanha, em 2000, e na China, em 2004, e sublinhou que a entidade já está comprometida com a edição a ser sediada no Brasil, inclusive na definição das temáticas a serem abordadas por engenheiros de todo o planeta.

Metas do Milênio

A audiência na embaixada de Cuba faz parte de um trabalho que vem sendo realizado desde o começo do ano, com o objetivo de unir força com as representações de diversos países em Brasília. Esse esforço para ampliar a divulgação do evento, além de garantir a segurança e o apoio às delegações, faz parte da meta de atrair pelo menos 5 mil profissionais para o debate em torno das Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o tema “Engenharia: inovação com responsabilidade social”, um dos focos do evento será a troca de experiências sobre as contribuições da engenharia para solucionar ou minimizar grandes problemas sociais e ambientais enfrentados por todas as nações. Até o momento, já se comprometeram a dar o seu apoio à realização do vento as embaixadas da Croácia, da Arábia Saudita, da Indonésia, da Áustria, de Israel, da Argentina e da China. Uma série de outras audiências estão agendadas para os próximos meses.

Também estiveram presentes na audiência da embaixada de Cuba o gerente de relações institucionais do Confea, René Bayma e a assessora especial da presidência, eng. e arquiteta Carmem Eleonora Soares.

GCO/Confea