Confea promove encontro das comissões de ética

4 de novembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O I Encontro Nacional dos Coordenadores de Comissões de Ética dos Creas reuniu dias 03 e 04, na sede do Confea, em Brasília, perto de 50 participantes entre coordenadores e assessores jurídicos.

Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, a preocupação com ética no exercício profissional tem sido uma preocupação constante. Para Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, presente na abertura do encontro, “é muito importante que o trabalho destes dias resulte num processo planejado e estruturado para colocar o tema no foco das atenções do Sistema”. Segundo ele, é preciso intensificar a divulgação do Código de Ética, principalmente junto aos estudantes, antes mesmo de entrarem no mercado de trabalho.

Para Túlio de Melo também é necessário que inspetorias e entidades de classe se envolvam no debate que visa uniformizar os procedimentos com relação aos processos que envolvem falta de ética no exercício profissional.

Osni Schroeder, coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea, por sua vez, salientou que a perspectiva é que em 2009 sejam realizados mais dois encontros presenciais e três vídeos conferências sobre ao assunto. “Temos que padronizar a montagem dos processos para aumentar a agilidade do trâmite pelo qual têm que passar. Atualmente, cada Crea entende de uma forma e isso atrapalha o andamento de processos que muitas vezes chegam ao Confea com prazo vencido e à CEEP só resta mandar arquivar”, constata.

*Maria Helena de Carvalho
Equipe Confea/GCO