Congresso pan-americano de engenheiros será em Brasília

9 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A 31º Congresso da União Pan-Americana de Associações de Engenheiros (Upadi, na sigla em espanhol), que seria realizada na cidade de Havana, em Cuba, foi transferida para o Brasil. O evento ocorrerá no contexto do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, na sigla em inglês), cuja 3ª edição será em Brasília, em dezembro de 2008.

A decisão foi tomada em missão a Cuba, de que participaram, esta semana, os presidentes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, eng. Marcos Túlio de Melo; da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), eng. Carlos Moura; e da Upadi, Cláudio Dall’Acqua.

Eles negociaram a transferência do evento com o presidente da União Nacional de Arquitetos e Engenheiros de Construção de Cuba (UNAICC, na sigla em espanhol), Júlio Antônio Salgado. “Os objetivos de ambos os eventos são semelhantes e o público alvo é o mesmo. Corríamos o risco de o sucesso de um evento esvaziar o outro”, argumentou o presidente Carlos Moura.

Segundo ele, está decidido que o evento será no Brasil, mas nos dias 23 e 24 de março, haverá outra reunião, entre UNAICC e a Febrae para definir detalhes do acordo. “A UNAICC quer garantir que a próxima edição do evento, em 2010, seja realizada em Cuba. Não podemos garantir, mas vamos apoiar”, ressaltou Moura.

Ele afirmou que fará o possível para garantir uma ampla participação Cubana tanto na WEC como na convenção da Upadi. Para isso, tentará viabilizar vôos fretados de Havana para Brasília, além de negociar com a Mútua, a caixa de assistência dos profissionais do sistema, facilidades para hospedar a delegação Cubana.

Fonte:Confea