Conselheiro do Crea-MT é eleito coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas
27 de fevereiro de 2020, às 11h39 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O coor. da Câmara Especializada de Geologia, Engenharia de Minas e Industrial (CGMI) do Regional Mato-grossense, conselheiro geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn foi eleito como coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) do Confea, durante o 9º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea/Mútua, realizado de 12 a 14 de fevereiro em Brasília . “ As Coordenadorias de Câmaras Especializadas é um fórum consultivo do Confea compostos pelos coordenadores das Câmaras especializadas dos Creas. As câmaras especializadas têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição”, detalhou o conselheiro Caiubi.
Ainda segundo o conselheiro, as Câmaras também tem como objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, inclusive de cunho normativo, voltadas à uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no Território Nacional e à maximização da eficiência dos Creas e de suas câmaras especializadas, observadas as peculiaridades das respectivas jurisdições, no que se refere a: I – exercício e atribuições profissionais; II – registro de profissionais e de pessoas jurídicas; III – verificação e fiscalização do exercício e atividades profissionais; e IV – responsabilidade técnica e ética profissional.
Entre os itens que estão previstos para serem analisados em 2020, então a aplicabilidade da Tabela de Ordem e Serviços (TOS) recentemente implementada no Crea Mato Grosso. Será discutida eventuais adaptações necessárias para assegurar a aplicabilidade nas atividades relacionadas com a modalidade de geologia e engenharia de minas. “ Também serão discutidos outros itens como o panorama de ensino a distância (EaD), a aplicação das novas diretrizes curriculares aos cursos de engenharia, a resolução 1121/2019 que trata sobre registro de empresas no conselho, entre outros temas”, destacou o coordenador da CGMI) do Crea-MT.
Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT