Consulta do MEC sobre nomes de cursos de Engenharia recebe mais de 2 mil sugestões

27 de agosto de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Durante participação no seminário Pautar Brasil, nessa terça-feira, dia 25, no Senado, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, reconheceu a importância da iniciativa do MEC de reduzir a quantidade de nomes de cursos de Engenharia e disse que o Conselho apoia a iniciativa.

“O Confea quer continuar participando deste debate. Consideramos que a redução é um passo intermediário. O ideal seria, como faz a Medicina, estabelecer uma titulação única, com diversas especialidades”, ressaltou Túlio.

O presidente do Conselho lembrou que o Sistema já realiza ações semelhantes. “O Confea reduziu a quantidade de títulos profissionais de 1100 para 305. E, agora, com a Resolução 1010 e a finalização da matriz do conhecimento, vamos evitar o sombreamento de atribuições. Junto com a iniciativa do MEC, as ações contribuirão para um exercício profissional mais adequado”, informou.

A redução da nomenclatura foi proposta em junho pelo MEC, que espera, com a medida, melhorar as avaliações dos cursos tecnológicos no Brasil. À época, o ministério apresentou uma proposta inicial com apenas 22 denominações. Em um segundo momento, uma consulta pública eletrônica foi lançada e recebeu mais de 2 mil sugestões.

Segundo a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu), essas sugestões serão analisadas por comissões de especialistas, da qual o Confea espera participar. “O diretor da Sesu, Paulo Wollinger, acredita que o documento final poderá conter até 50 denominações”, finalizou Túlio.

Atualmente, existem 234 denominações para cursos de engenharia. Em novembro, após a análise técnica das sugestões, o ministério deve editar uma portaria contendo a lista final de nomes de cursos. A intenção do governo é que as universidades ofereçam os cursos com a nova nomenclatura já no vestibular de 2010.

Confira a lista preliminar com as 22 denominações:

Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química.

*Thiago Tibúrcio
Assessoria de Comunicação do Confea