Coordenador da Cecas destaca principais demandas da reunião de março

19 de abril de 2022, às 15h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho(CECAS), eng. civil Darci Lovato  fez um balanço das principais demandas da CECAS   na 1° reunião extraordinária  de 2022, no  mês de março.

“Os trabalhos exclusivos de profissionais com formação superior e atuação dos técnicos, foram um dos principais itens da pauta discutidos pela comissão na Câmara, que tratou  desse assunto, que foi coordenado pelo conselheiro, eng. civil André Schuring que está fazendo as ações pontuais e sempre tem alguma questão relativa nesse ponto e fazendo acompanhamento junto ao Confea , na qual discute ações relacionadas aos técnicos”,  disse o coordenador da CECAS.

Na oportunidade também foi feito a Deliberação referente a uma certidão emitida pelo Crea-MT para um engenheiro agrícola atestando atribuições para projetos de barragem de terra para fins agrícolas junto a Secretaria de Meio Ambiente do estado (Sema-MT), onde o relator foi o conselheiro , eng. sanitarista Valmir Simão. Inclusive ele deliberou e relatou, além de ser deliberado para que fosse negado, onde foi solicitado o cancelamento dessa certidão, uma vez que apenas engenheiros civis que têm atribuições para trabalhar com barragem de terra. Então foi encaminhado esta deliberação para todos os setores para que dessa forma dar andamento da  mesma.

“Uma resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema/MT) sobre áreas úmidas, foi outro item de grande relevância tratado durante o encontro.  Inclusive foi tema discutido   na plenária anterior e nós também fizemos alguns encaminhamentos referentes a questão.  Além de pontuações que ficaram para a próxima reunião. À exemplo de uma consulta referente a atribuição de engenheiro civil relacionada a média tensão, da área elétrica, que está sendo relatado pelo conselheiro eng. civil Josuel Arruda.   Na ocasião foram deliberados dois processos de ética , além de definir  relatores para mais três. Durante a reunião fizemos   processos físicos de baixa de Anotação de Reponsabilidade Técnica (ART), onde deliberamos sobre dois assuntos, além de relatar e deliberar   26 processos de auto de infração”, detalhou Darci.

Ainda segundo o coordenador da CECAS, para encerrar o encontro   os membros realizaram preparação de   revisão das ações da próxima reunião que será itinerante em Sinop. Vários encaminhamentos foram feitos nesse sentido para organizar o encontro   referente a convites para entidade de classe e instituições de ensino  para que possam participar e acompanhar essa reunião.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/ Fotos: Igor Bastos