Coordenador da CEEC do Crea-MT participa da 3ª Reunião da CCEEC em Manaus
22 de julho de 2019, às 14h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselheiro do Crea Mato Grosso e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Regional Mato-Grossense e adjunto da CCEEC nacional, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho júnior participou de 17 a 19 de julho, no Millenium Shopping, em Manaus da 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) nacional.
Para o coordenador da CCEEC do Crea Mato Grosso, as coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas, colegiados que têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, inclusive de cunho normativo, voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no Território Nacional e à maximização de eficiência dos Conselhos e de suas CEECs, observadas as peculiaridades das respectivas jurisdições.
Ainda segundo conselheiro do Regional Mato-Grossense, no plano de trabalho da CCEEC de 2019 estão os temas: ao exercício e atribuições profissionais, registro de profissionais e de pessoas jurídicas; verificação e fiscalização do exercício e atividades profissionais e responsabilidade técnica e ética profissional. Estes temas foram interligados com as demandas feita pelas pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Alguns assuntos já foram vencidos pela CCEEC durante a segunda reunião em Brasília, sobre atualização do Manual de Fiscalização da Modalidade Civil, e do levantamento da quantidade de processos por infração ao disposto na alínea “c” do art. 6º da Lei nº 5.194, de 1966 (acobertamento), tramitando ou arquivados em todos os Regionais nos últimos três anos.
Além do coordenador Nacional Adjunto da CCEEC, Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior, também participaram do encontro em Manaus, o coordenador nacional da CCEEC, Carlos Eduardo Domingues e Silva entre outros coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do país. Marcaram presença na reunião, três conselheiros federais: Eng. Civil Adré Luiz Shuring, Eng. civil Carlos Eduardo de Vilhena e Eng. civil , Eng. Ricardo Augusto Melo de Araújo e 27 estaduais representando todos os Creas da federação.
Na oportunidade foi discutido sobre a proposição de indicadores e metas de fiscalização a serem divulgados, manifestação das atividades afetas ao Sistema Confea/Crea que podem ser desenvolvidas pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), bem como a discussão da alteração da relação unificada de atividades e de obras e serviços de rotina, o Manual de Fiscalização – Meio Ambiente, da Comissão Temática de Estudos Socioambientais(CTESA) do Confea, além do debate de relevância para a modalidade Civil, e outros solicitados pelos coordenadores regionais.
Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação Crea-MT