Coordenador da CEEE do Crea-MT palestra sobre “Distribuição de Energia Fotovoltaica” em Gramado
16 de agosto de 2023, às 15h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-MT, eng. eletricista Diogo Vogel conduziu o tema: “Perspectivas Futuras para o Desenvolvimento de Projetos de Geração e Distribuição de Energia Fotovoltaica”, durante palestra na 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea). O evento foi realizado em Gramado no Rio Grande do Sul e reuniu profissionais de todo Brasil.
Apresentando avanços tecnológicos na área e a crescente demanda por energia renovável Diogo focou na homologação de projetos em concessionárias de energia de usinas solares fotovoltaicas para minigeração acima de 300 kW. Na oportunidade para exemplificar o conteúdo apresentou um estudo de caso de Geração de Distribuição e oportunidades emergentes no mercado.
“As perspectivas futuras para o desenvolvimento de projetos de Geração Distribuída são promissoras, no entanto, desafios como complexidades regulatórias e obstáculos de financiamento precisam ser enfrentados. Para isso é importante o profissional se preparar para saber lidar com as interpretações da concessionária de energia elétrica, mudanças sem aviso prévio de normas técnicas da concessionária entre outros gargalos no processo”, explicou Diogo.
O Conselheiro do Crea-MT, eng. civil Heitor Ribeiro Teixeira, acompanhou a palestra e avaliou pertinente a abordagem prática e objetiva utilizada para discorrer sobre as dificuldades e inseguranças existentes no trato de processos de homologação de usinas de geração de energia fotovoltaica junto às concessionárias de serviços de distribuição de energia elétrica.
O secretário-executivo de Estado de Energia da Paraíba, eng. eletricista Robson Barbosa, também se apresentou e compartilhou o exemplo bem-sucedido da Paraíba na implementação de miniusinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de edifícios públicos.
Robson apresentou como a implementação do projeto de miniusinas fotovoltaicas vem se desenvolvendo na Paraíba, contando sua experiência. Abordou também tópicos sobre a diferença entre mini e micro geração distribuída, o que são parcerias públicas e privadas (PPP’s), quais as questões motivadoras para o governo do estado optar por esse modelo e as principais etapas e premissas do projeto. “Vários estados e municípios vêm buscando esse caminho. Aqui nesse projeto, nós trabalhamos com 2300 unidades consumidoras espalhadas pelo estado e achamos que cada vez mais será ampliado”, comentou o secretário.
Texto: Ana Frutuoso (com supervisão de Cristina Cavaleiro), com informações e fotos: Confea