Coordenadores de Câmaras do Crea-MT participam de reunião nacional

10 de fevereiro de 2021, às 9h59 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia
Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea Mato Grosso, conselheiro  Eng. civil Darci Lovato

Coordenadores de Câmaras Especializadas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT)  estão participando desde o dia 09 de fevereiro da reunião das Coordenadorias de Câmaras Especializadas nacional em Brasília para definir titulares e adjuntos, planos de trabalho e propostas para 2021.

Em formato adaptado ao cenário de combate à covid-19, os encontros acontecem de forma híbrida, com participação on-line e presencial e adoção de medidas sanitárias.  O encontro das câmaras nacionais de Engenharia Civil, Industrial, Florestal, Segurança do Trabalho e Comissões de Ética, na qual colocam a pauta do ano em debate. O encontro termina nesta quarta-feira (10/02).

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea Mato Grosso, conselheiro  Eng. civil Darci Lovato destacou que o encontro foi aberto pelo presidente do Confea Joel Krüger, além da fala de vários conselheiros federais e apresentação dos 27 coordenadores eleitos para o ano de 2021.  No encontro  foi realizada a eleição para o coordenador e adjunto nacional.

“Na oportunidade, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil nacional de 2020, juntamente com  coordenadores de outras modalidades fizeram um balanço das ações desenvolvidas e traçaram metas para este ano, entre as sugestões estão:   Enfrentamento do Covid-19, Educação à Distância (EAD) nas Instituições  de Engenharia que estão funcionando por meio do EAD. A partir desse assunto,  montaremos  um grupo de trabalho na Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-MT para debater sobre da Educação à Distância”, explicou Darci, relatando que durante o encontro serão discutidos outros temas de grande relevância.

Conselheira Eng. de Segurança do Trabalho Giuvania Maria Soares Lopes, representando o Regional Mato-grossense na Câmara Especializada de Eng. Segurança do Trabalho nacional
Coor. da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT, conselheiro Eng. florestal Cicero Ramos Pereira, representando o Crea-MT em Brasília

A reunião contou com a participação do coord. da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT,  conselheiro Eng. florestal Cicero Ramos Pereira, bem como  a presença da conselheira , Eng. de Segurança do Trabalho  Giuvania  Maria Soares Lopes, representando o Regional Mato-grossense na   Câmara Especializada de Eng. Segurança do Trabalho nacional. Também fez parte do encontro o coord. da Comissão de Ética do Crea-MT, conselheiro Eng. civil Jesuel Alves de Arruda, representando o Regional de Mato Grosso na Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE).

De 11 e 12, é a vez das lideranças da Agrimensura, Agronomia, Geologia e Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica e Engenharia Química. Na semana passada, os colégios de Presidentes (CP) e o de Entidades Nacionais (Cden) abriram o 10º Encontro de Líderes Representantes.

coord. da Comissão de Ética do Crea-MT, conselheiro Eng. civil Jesuel Alves de Arruda, representando o Regional de Mato Grosso na CNCE

Prioridade nacional

Para o ano, as coordenadorias terão a missão de discutir temas de relevância nacional, como procedimentos adotados pelos Creas durante a pandemia de covid-19. Estabelecida pelo plenário do Confea, a meta abrange ainda levantamento de hospitais públicos e privados que demandam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências. Além de proteger a vida da população, a iniciativa visa cumprir a Decisão PL-0045/2020, que determinou aos Creas fiscalizar 100% dos hospitais do país até 31 de dezembro próximo, com foco nas modalidades profissionais que atuam em obras e serviços desses empreendimentos clínicos.

O plano de ação orienta ainda que as coordenadorias apresentem, até a segunda reunião do ano, propostas acerca dos seguintes temas: educação a distância, análise curricular sob a ótica das novas diretrizes da Engenharia e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea.

A Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE) terá a competência de apresentar, em toda reunião ordinária, relatório atualizado sobre processos de infração ao código de ética e ao art. 75 da Lei nº 5.194/1966 (Resolução nº 1.090/2017). O objetivo é acompanhar de perto o andamento dos procedimentos nos últimos três anos em todos os Creas. Outra atividade prevista é a revisão da Resolução nº 1.004/2003 e da Decisão Normativa nº 94/2012, com foco na redução expressiva de prazos de tramitação e análise dos processos disciplinares.

Diálogo com o Confea

 Ao longo da semana, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, se reúne com os representantes das câmaras dos Creas para compartilhar ações institucionais adotadas recentemente pelo Conselho Federal. Acordos de cooperação técnica firmados com o governo federal, Mercado Livre e ABNT, além dos convênios internacionais de reciprocidade são os destaques da agenda. Posicionamentos contra resoluções e cenários que afetam o dia a dia dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências também são prioridade da gestão.

“Queremos nos aproximar mais das coordenadorias e fazer um trabalho diferenciado e potencializado, com mais agilidade por meio de reuniões virtuais. Precisamos do apoio das câmaras em debates e posicionamentos sobre temas relacionados a educação, infraestrutura, atividades econômicas, normas técnicas e atribuições profissionais, entre outros”, ressaltou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante os encontros com as cinco coordenadorias.

O pedido de integração foi reforçado pelo coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) em todos os encontros com integrantes das coordenadorias, nesta terça-feira. “Vamos buscar incluir a participação dos titulares dos fóruns nas reuniões on-line da Ceep para que as deliberações sejam cada vez mais esclarecedoras e sólidas”, acrescentou o eng. minas Renan Azevedo, que neste ano está à frente da comissão permanente do Confea, cuja missão é propor diretrizes específicas para a atuação das coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas, bem como apreciar e deliberar sobre propostas provenientes desses fóruns.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações do Confea