Coordenadores nacionais de Câmaras passarão a participar das reuniões plenárias

30 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Reunidos no plenário do Confea, os conselheiros federais aprovaram, nesta quinta-feira (26), deliberação referentes às Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas. Encaminhado pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), o texto estabelece a participação de coordenadores nas sessões plenárias ordinárias do Conselho Federal.

Por solicitação do presidente do Confea, a CEEP convidará, em forma de rodízio, os coordenadores nacionais para participarem das reuniões mensais dos conselheiros federais. Segundo Túlio de Melo, essa medida promoverá maior integração entre o Confea e o Colegiado e, consequentemente, o alinhamento de ações do Sistema Confea/Crea.

Presente na sessão plenária desta semana, o coordenador nacional das câmaras especializadas de agronomia, eng. agr. Fernando Julliati, explicou sobre a importância da medida. “Além de melhorar a interação, já apontada por Túlio de Melo, essas participações nas reuniões do Conselho Federal nos proporcionam um aprendizado muito grande no que diz respeito a andamento e administração da pauta das reuniões nacionais das câmaras especializadas”, afirmou. Julliati explicou que o desconhecimento sobre a prática e o funcionamento das sessões plenárias às vezes empata a pauta nas Câmaras.

Cada coordenador nacional participará de uma reunião plenária ao longo de 2009. “Uma participação é o suficiente para aprender sobre o funcionamento das sessões. Essa decisão foi um avanço muito grande”, concluiu Julliati. Participará da próxima reunião plenária o coordenador nacional das câmaras especializadas de arquitetura, Lúcio de Medeiros Santos Jr.

*Beatriz Leal
Equipe de Comunicação