Crea-MT e Programa Mulher homenageiam 17 associadas em evento especial
18 de novembro de 2024, às 14h57 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e o Programa Mulher homenagearam 17 mulheres em um evento especial, realizado na noite de sexta-feira (15), em Cuiabá. O objetivo era reconhecer e agradecer o trabalho das associadas. O jantar foi idealizado pela coordenadora do Programa Mulher, conselheira e geóloga Sheila Klener em parceria com o Crea-MT.
Durante a abertura, a coordenadora citou a relevância de eventos como este e incentivou outras mulheres a entrarem para as associações.
“Eu estou muito feliz porque planejamos este evento por mais de dois meses. Ele não teria acontecido se não fosse o nosso presidente Juares Samaniego. Se hoje os engenheiros tem suas atribuições, elas foram dadas a partir de grandes discussões dentro do Sistema Confea/Crea/Mútua. É para isso que o Sistema está ativo, para defender os nossos direitos”, disse.
As mulheres homenageadas foram indicadas pelas associações de cada área. O presidente do Crea-MT e engenheiro civil Juares Samaniego esteve no evento para parabenizar as associadas e reforçou a importância das mulheres nas engenharias, agronomia e geociências.
“Quando entrei na engenharia, eram 50 alunos na minha turma, 49 homens e uma mulher. Hoje isso está mudando, quando vou em alguns cursos falar sobre engenharia, vejo muitas mulheres e isso é muito bom para o Sistema. A realidade é outra, o mercado de trabalho é outro. As mulheres da engenharia são desbravadoras, contribuem para o crescimento do nosso estado. Por isso, o símbolo da engenharia é uma engrenagem, as áreas andam juntas, uma precisando da outra”, apontou.
A diretora do Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT) e engenheira civil Edinete Ferreira Guimarães de Moraes foi uma das homenageadas da noite. A engenheira acredita que iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento do Sistema.
“O Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua é de extrema importância para promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres nas áreas da engenharia, agronomia e geociências. Ao investir na participação feminina, o programa contribui para a construção de um sistema mais justo, democrático e inovador”, disse.
A diretora-geral da Mútua e engenheira civil Marciane Prevedello Curvo também marcou presença no evento. Depois das homenagens, foi realizado um jantar especial para todos os convidados.
Confira abaixo a lista das mulheres homenageadas:
- Engenheira Eletricista Paula Aline Tedesco;
- Geóloga Rafaela Seixas da Silva;
- Geóloga Ethiane Agnoletto;
- Geóloga Ana Julieta Maciel Coutinho;
- Engenheira Civil Fabiola Rech Bertinetti Bico;
- Engenheira Civil Edinete Ferreira Guimarães de Moraes;
- Engenheira Civil Laerce Lopes Henrique de Jesus;
- Engenheira Civil Darcy Nogueira;
- Engenheira Sanitarista e Ambiental Ana Paula do Bom Despacho Amorim;
- Engenheira Sanitarista e Ambiental Rafaela de Araujo Costa Leite;
- Engenheira Ambiental e Engenheira de Segurança do Trabalho Elaine Casturina Lourenço Silva;
- Engenheira Sanitarista e Engenheira de Segurança do Trabalho Silvia Regina Lopes Dias;
- Engenheira Agrônoma Elis Andrea Lenz Diesel Veneziani;
- Engenheira Agrônoma Daniele Brandstetter Rodrigues;
- Engenheira Agrônoma Marcia Brunetta Mydlo;
- Engenheira Agrônoma Mirtes Ferreira Leão;
- Engenheira Florestal Luciana da Silva Barreto.
Para acessar a Galeria de Fotos do evento, clique aqui!
Texto: Caroline Mesquita