Crea-Júnior inicia nova fase em Mato Grosso

2 de julho de 2012, às 10h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Aproximar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) de alunos da área tecnológica para que os mesmos possam colher frutos para seu crescimento acadêmico e profissional, é o principal objetivo do Crea Júnior. Um programa desenvolvido pelos Regionais em todo o país, composto por estudantes e conselheiros.

Em Mato Grosso as atividades estavam paradas até o ano passado, mas este ano, com uma Comissão Especial para tratar do assunto já foram discutidos: a eleição da diretoria provisória do Crea-Júnior, a aprovação do regimento interno e a definição da agenda para o próximo semestre.

A reunião foi realizada na manhã do dia 29 de junho, no auditório “Rubens Paes de Barros Filho” e contou com a presença dos coordenadores do Crea-Júnior nas instituições de ensino de Cuiabá, dos conselheiros Walter Valverde e Fábio Venegas e do presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, que falou sobre a expansão do mercado tecnológico e sobre a importância dos profissionais egressos e estudantes estarem conscientes de suas responsabilidades enquanto membros da sociedade e protagonistas do crescimento e desenvolvimento tecnológico do país.

O conselheiro e coordenador da Comissão Especial do Crea-Júnior, Walter Valverde, explicou conceitos como associativismo, sindicalismo e ética profissional. “É importante que o profissional egresso tenha a clara noção de que a função do Crea é fiscalizar o exercício legal da profissão e não representar os interesses do profissional como erroneamente se difunde.”, enfatizou.

Como o objetivo de acompanhar e instruir os estudantes dos cursos tecnológicos, o Crea-Júnior avança para uma fase de expansão no Estado. “Queremos levar o Crea-Júnior para as universidades do interior do Estado, como forma de difundir as informações que nem mesmo os próprios professores têm a respeito do real papel do Crea junto aos profissionais e a sociedade”, declarou o coordenador do Crea-Júnior junto às instituições de ensino, Caiubi Emanuel Souza Kuhn.

Segundo Caiubi, depois do trabalho de construção o Crea-Júnior passa a consolidar o Programa com a criação e aprovação do regimento interno e a eleição de uma diretoria provisória.

Para o segundo semestre deste ano, o Crea-Júnior pretende atuar junto aos profissionais egressos, para fortalecer o entendimento sobre a entidade, suas funções e exigências. Os coordenadores também discutiram sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e as peculiaridades inerentes a cada uma das áreas do Sistema Crea/Confea.

O próximo encontro da Comissão e diretoria do Programa está agendado para o dia 10 de julho.

*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT