Crea-MA faz parceria para realização do 6º CEP

27 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), realizará, de 19 e 20 de abril, o 6º. Congresso Estadual dos Profissionais (CEP). O evento terá como tema central “O Novo Pacto Profissional e Social”.

O modo de realização do evento será pioneiro, pois haverá participação simultânea, em tempo real, do presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), eng. Marcos Túlio de Melo, que fará a abertura; e dos presidentes dos Creas do Maranhão, eng. Raymundo Portelada; do Rio Grande do Sul, eng. Gustavo André Lange; de Santa Catarina, eng. agrônomo Raul Zucatto; do Rio de Janeiro, eng. eletricista Reinaldo Barros; e de Brasília, eng. civil Lia Sá.

Ontem, 26/3, o presidente do Crea-MA, Raymundo Portelada, esteve no Centro de Tecnologia do maranhão, onde conheceu a tecnologia da Univima e conversou, via satélite, com inspetores regionais do Crea e com coordenadores e secretários da Universidade. Acompanhado do superintendente e do gerente de Fiscalização, Francisco José Albuquerque e José Álvaro Costa, respectivamente, Portelada acertou detalhes do 6º CEP, para que haja interação total, nos pólos, entre a Coordenação Central e os participantes.

Integração
Os profissionais da engenharia registrados no Maranhão terão, durante do 6º CEP, a oportunidade de debater ações e os rumos para suas profissões, pois, nessas datas, estarão no Palácio Henrique de La Rocque e, simultaneamente, nos Escritórios Pólos da Univima de Açailândia, Barra do Corda, Brejo(Chapadinha), Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Porto Franco, Pinheiro e Santa Inês, onde, coincidentemente estão também instaladas as 12 Inspetorias. Além disso, estarão também na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu Centro Integrado de Educação de Colinas e Centro de Estudos Superiores de Timon.

O 6º CEP é de fundamental importância para a engenharia do país. Seu objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, planos e programas de atuação, bem como afirmar o papel dos profissionais da área da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia no desenvolvimento nacional e propiciar maior integração do Sistema Confea/Crea.

Serão debatidos sete eixos temáticos: A Identidade das Profissões e dos Profissionais; A Eficácia do Exercício Profissional; As Finalidades e Papéis Institucionais dos Integrantes do Sistema Confea/Crea; A Adequação das Estruturas Organizacionais; A Composição dos Conselhos Federal e Regionais; A Formação Profissional: Atual Modelo e Demandas Futuras e A Participação do Profissional na Elaboração de um Projeto de País com Desenvolvimento Sustentável.

Na oportunidade, também serão escolhidos os Delegados que participarão do 6º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Esse evento será realizado no Rio de Janeiro, de 12 a 18 de agosto de 2007, paralelamente à Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. A intenção é envolver os profissionais nas discussões sobre mudanças na legislação do Sistema, com ênfase no desenvolvimento da engenharia no Brasil, com vistas a firmar um novo Pacto Profissional e Social.

Fonte :Crea-MA