Crea Mato Grosso: 10° CEP nas microrregionais é finalizado em Rondonópolis
27 de junho de 2019, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O último encontro do 10° Congresso Estadual dos Profissionais (10° CEP) nas microrregionais foi encerrado quarta-feira, 26 de junho no município de Rondonópolis. O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente. “ É uma honra deparar com a quantidade de profissionais do Sistema Confea/Crea aqui presente no encerramento do CEP no interior de Mato Grosso. Isso mostra o interesse pelos benefícios e mudanças na nossa classe”, disse o presidente do Regional mato-grossense. Ainda segundo Valente, o próximo passo agora, é a realização do evento em Cuiabá no dia 08 de junho, seguido da etapa nacional.
“ Os encontros oferecem às profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho”, detalhou o presidente do Crea-MT, destacando que o Congresso Nacional de Profissionais(10° CNP) será realizado de 16 a 19 de setembro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, 76° Soea, em Palmas no Estado de Tocantins.
“ O Congresso Estadual de Profissionais é promovido a cada triênio, através do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro dispõe de diretrizes para serem encaminhadas para Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. É como se fosse um plano diretor do Sistema, na qual recebe todas as propostas de profissionais da capital e do interior de Mato Grosso, dessa forma fazer o planejamento de três em três anos. São resoluções novas, leis e diretrizes orçamentárias e normativas do Sistema Crea”, explicou a coordenadora do 10° CEP, segunda presidente do Crea-MT, eng. Civil Marciane Prevedello Curvo.
Ainda segundo a coordenadora do CEP, evento em Rondonópolis atraiu uma quantidade expressiva de profissionais da região. Totalizando 120 profissionais e estudantes de Rondonópolis. Entre as propostas aprovadas no encontro estão: ART nacional, de Associar a Mútua profissionais registrado no Crea-MT, o salário mínimo de profissionais da engenharia dentro de órgãos e empresas particulares.
Esta semana os encontros microrregionais também foram realizados nos municípios de Primavera do Leste e Barra do Garças, recebendo demandas e aprovando propostas que serão encaminhadas para o Confea.
Durante o encontro, o diretor –-financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua –MT), Mário Cavalcante Albuquerque falou sobre os benefícios que a Mútua oferece a seus associados. Entre eles: previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.
Além dos encontros microrregionais, durante o encontro foram promovidos cursos de capacitação sobre o preenchimento correto da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nesses municípios.
No próximo dia 08 de julho será promovido o Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), no Centro Político Administrativo.
Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT