Crea Mato Grosso abraça campanhas de Setembro Azul, Amarelo, Verde e Vermelho

26 de setembro de 2023, às 17h17 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Durante o mês de setembro o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) aderiu a diversas campanhas ligadas à promoção da saúde para conscientizar, incentivar a prevenção e o tratamento de doenças, além da inclusão social. O mês abriga várias campanhas relacioanadas a: valorização da vida (Setembro Amarelo); conscientização das doenças cardiovasculares (Setembro Vermelho); inclusão social de pessoas com deficiência (Setembro Verde) e visibilidade surda (Setembro Azul).

Para a presidente em exercício do Crea-MT “Apoiar todas essas campanhas ajudam a alertar tanto para prevenção, quanto para abertura de debates, conscientização e educação e troca de experiência entre as pessoas. Refletem principalmente no cuidado com a saúde no dia-a-dia não só dos profissionais que trabalham na sede do Conselho, mas também em todos os profissionais do sistema”.

De janeiro a dezembro o calendário é marcado por diversas cores que chamam atenção para a importância do cuidado com a saúde, objetivando, a todo custo, uma melhor qualidade de vida. As diversas campanhas têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre uma determinada doença, derrubando mitos, desconstruindo preconceitos e auxiliando no diagnóstico precoce. O acesso à informação é uma ferramenta significativa quando se fala em qualquer doença.

De acordo com a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, as campanhas servem para oferecer conhecimento, possibilitando debates. “Além das campanhas de prevenção de doenças, que viabilizam a possibilidade de um tratamento precoce, As campanhas de inclusão social ajudam a reforçar a importância de quebrar barreiras e buscar uma sociedade mais inclusiva para todos”

Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. De acordo com a OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano — cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país. A cor da campanha foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

Setembro Azul: Conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda
O ano de 2011 foi o berço de um movimento que, até hoje, busca por direitos da comunidade surda. Durante o mês, são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo. No dia 30 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Surdo, o movimento empenha-se em manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da busca pelo direito à educação de qualidade para a comunidade. A escolha da cor azul remete a um passado lamentável e opressor, pois durante a Segunda Guerra Mundial, eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.

Setembro Verde: Inclusão social da pessoa com deficiência
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. O dia nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído por movimentos sociais em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, originando a campanha setembro verde. A cor não é por acaso, o verde significa esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Setembro Vermelho: Conscientização sobre doenças do coração
No dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Desde então, diversas organizações no Brasil e no mundo realizam ações para lembrar a data. Mudanças de hábitos simples podem evitar muitas das doenças cardíacas, como: parar de fumar, praticar exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e ter uma dieta equilibrada. Prefira escadas a elevadores, durma bem, meça sua pressão e consulte um médico regularmente.

Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro) fotos: Rennan Kawahara