Crea Mato Grosso destaca trabalho de engenheiro mecânico em entrevista
4 de junho de 2022, às 8h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso(Crea-MT), homenageia neste dia 05 de os responsáveis por desenvolver e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos, informática a afins.
Em comemoração ao dia do engenheiro mecânico o Crea-MT conversou com o conselheiro federal suplente , membro do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge/MT), Engenheiro Mecânico, Controle e Automação e Segurança do Trabalho, Sebastião Weis de Andrade Junior. Formado pela Universidade Católica Dom Bosco, na cidade de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul.
Gemar- Em quais estados trabalhou?
Sebastião- Atuei em Campo Grande e em toda região do Mato Grosso do Sul. Já em Mato Grosso, trabalhei em Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e em outros municípios. Também desenvolvi trabalhos no Estado de Rondônia, nas cidades de Vilhena, Cacoal, Ji –Paraná e Jaru. Santa Catarina, em Blumenau, Chapecó, Pará, Marabá. Em Goiás, Chapadão do Céu, Rio Verde.
Gemar- O que o levou a escolher Engenhara Mecânica como curso de graduação?
Sebastião- Foi uma paixão desde criança por automóveis. Sempre tive curiosidade em saber sobre os carros e motos, assistia muito corridas de Fórmula 1 e Moto GP. Foi então ao iniciar a fase de adolescente que comecei a pesquisar mais sobre o curso e descobri que seria a minha profissão de atuação. Onde eu morava não oferecia o curso de Engenharia Mecânica, então fiz primeiro Engenharia Mecatrônica, Controle e Automação. Foi quando eu estava estudando que surgiu Engenharia Mecânica. Primeiro finalizei o curso de Engenharia Mecatrônica em seguida iniciei a graduação de Engenharia Mecânica.
Gemar- O que faz um Engenheiro Mecânico? Em quais segmentos este profissional pode atuar?
Sebastião- A Engenharia Mecânica é uma das modalidades mais ampla das Engenharias. Podemos atuar em todo o setor Industrial. Em indústria alimentícia, aeronaves, automobilística, máquinas e equipamentos, papel celulose, mineração, etc. Também em projetos, manutenção e demais áreas. No setor automobilístico, como montadoras de automóveis, perícias judiciais, Sistemas de Climatização, manutenção de máquinas e equipamentos, laudos, inspeções e perícias em máquinas e equipamentos.
Gecom- O que você aconselharia para quem já está cursando Engenharia?
Aconselho buscar além do curso de graduação que lhe dá uma base, mas também a pratica no mercado de trabalho e a ampla participação de cursos especializados. Fazer estágios em grandes empresas, dessa forma agregar valor.
Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Igor Bastos