Crea Mato Grosso fortalece entidades de classe
24 de abril de 2015, às 17h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea Mato Grosso tem promovido ações com o intuito de fortalecer as entidades de classe, já que parte delas, através de seus representantes, compõem o plenário que é o órgão máximo do Conselho. Cabe às entidades de classe o papel de auxiliar o Crea na proposição de políticas públicas para o desenvolvimento econômico-social, no aperfeiçoamento das atividades de fiscalização profissional e na elaboração de projetos de parceria e programas de capacitação profissional.
Esse tipo de parceria foi possibilitada pela Resolução do Confea 456/01 que regulamentou os convênios entre os Creas de todo o Brasil e as entidades de classe, com o objetivo de inseri-las nas discussões sobre políticas de fiscalização do exercício profissional, especialmente no que diz respeito à ART, instituída pela Lei Federal 6.496/77.
Para a entidade receber o repasse ela deve ser registrada no Crea e estar em dia com o Conselho e com suas obrigações federais.“Desde 2009, esse repasse passou a serfeito mensalmente e as entidades passaram a prestar contas anualmente conforme o exercício orçamentário. Isso foi uma grande conquista e tem sido um importante facilitador”, explica o presidente do Regional, engenheiro civil Juares Silveira Samaniego.