Crea Mato Grosso realiza Seminário das Inspetorias 2023
21 de julho de 2023, às 9h07 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
O Seminário das Inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizado na sede Cuiabá neste mês de julho trouxe palestras com temas relevantes como: Feirão do Conhecimento (Feiracon 2023), que será realizado em outubro de 2023 em Cuiabá; Apresentação do “Desenvolve MT”; Ações da Fiscalização; Apresentação da Gerências de Controle Operacional(Gecop), além do Livro do Inspetor. O encontro foi voltado para inspetores, fiscais e colaboradores do interior de Mato Grosso.
Ao fazer a abertura do evento, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, agradeceu a participação das 25 inspetorias do estado presentes no Seminário, destacando a importância de discutir assuntos pertinentes ao Conselho.
“ Essa é uma oportunidade de debate, seja para criticar ou elogiar. Tanto que os inspetores presentes puderam propor melhorias ao conselho. Além da participação equipe do Desenvolve MT, que esclareceram aos profissionais do Sistema através de palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão. Principalmente porque a maioria é microempreendedor Individual, e , microempresas da área agrícola em pequenas e grandes propriedades que puderam tirar suas dúvidas em relação ao Desenvolve M”, detalhou Juares.
Na ocasião, o presidente Juares Samaniego do Crea-MT e a diretora , presidente do Desenvolve MT Mayran Barckmann Benício assinou a Carta de Intenções de Convênio que propõe parceria entre os dois órgãos. A superintendente de Crédito do Desenvolve MT, Elizandra Vanessa Helmann Sakamoto, explanou sobre o funcionamento do Desenvolve MT, Instituição financeira de fomento do Estado de Mato Grosso, que atua para promover o acesso ao crédito voltado às necessidades dos Microempreendedores Individuais (MEI); MicroEmpresas e Pequenas Empresas mato-grossenses.
Na oportunidade, a diretora de crédito explicou o funcionamento e os critérios necessários para adquirir as linhas de crédito. Na linha Jovem e Mulher Empreendedora, por exemplo, é necessário que o jovem empreendedor tenha 50% ou mais do Capital Social e representantes entre 18 e 29 anos; a mulher empreendedora precisa ter 50% ou mais”, ressaltou a diretora. A linha de crédito “Desenvolve Giro” é voltada para a empresa continuar funcionando de forma saudável, mantendo a qualidade de suas operações e de seus pagamentos. Além de estar sediada em Mato Grosso, é necessário que a empresa tenha um histórico mínimo de 12 meses de faturamento para liberação de um valor maior. A diretora também falou sobre a “Linha Invest Mix”, que atende a obras civis, máquinas e equipamentos e de bens vinculados a projetos que envolvam implantação, ampliação e modernização com capital de giro associado. Também estiveram presentes: Wilson Fernando Vargas de Andrade, gerente de Produtos e Programas do Desenvolve MT e Mayran Barckmann Benício, presidente do Desenvolve MT.
A engenheira civil Eriane Rossi apresentou o projeto de como será o Feirão do Conhecimento (Feiracon 2023), a capital vai sediar a maior feira multisetorial da construção do Centro-Oeste. O evento acontecerá entre os dias 25 a 27 de outubro no Parque de Exposições de Cuiabá – Acrimat.
Para a Eriene, uma das organizadoras do evento, a expectativa é receber aproximadamente 20 mil visitantes. A Feira contará com mais de 200 expositores, com palestras e Workshops ministrados por especialistas da Arquitetura, Design, Engenharia e Mercado Imobiliário, envolvendo e desenvolvendo segmentos competitivos do mercado de materiais de construção e decoração, máquinas e equipamentos, construção pesada, serviços técnicos e programas de engenharia/arquitetura e incorporação e empreendimentos imobiliários. “Considero o Feirão uma oportunidade única para profissionais da cadeia produtiva da construção e incorporação se atualizarem e fazerem contatos comerciais com os maiores players nacionais do setor”, disse Eriane.
O Livro do Inspetor foi outro tema apresentado durante o Seminário. Na oportunidade, a diretora financeira do Regional, eng. civil Marciane Prevedello Curvo explicou que o livro vai auxiliar diretamente no cotidiano dos inspetores. A obra é fruto de um projeto muito grandioso. Vai servir como valiosa fonte de consulta para execução de todas as atividades e futuramente, receberá novas edições. A obra que resgata a história das inspetorias do Crea-MT foi elaborada pelo Instituto Mato-grossense das Entidades de Agronomia, Geologia e Engenharia (IMEAGE) por meio do patrocínio do Chamamento Público do Crea- MT.
O gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição, e a coordenadora do setor, Ivanil Martins conduziram a capacitação e o treinamento do Sistema eCrea, “Módulo Fiscalização”. A gerente de Controle Operacional, Renilda Alcântara falou sobre o alinhamento dos procedimentos administrativos.
Já o gerente de Tecnologia da Informação, Cristyan Veiga, ministrou treinamento para atendimento ao profissional do sistema que auxilia nas consultas de Auto de Infração e Apresentação de Defesa no acesso interno e externo. “Esse treinamento já havia sido feito anteriormente, mas foi necessário reforçar, pois é importante para os funcionários saber conduzir o atendimento ao profissional que vai dar sequência ao processo de Auto de Infração”, explicou Cristyan.
Durante a tarde o gerente de Tecnologia da Informação, Cristyan Veiga, realizou treinamento para o atendimento ao profissional no sistema que auxilia nas consultas de Auto de Infração e Apresentação de Defesa no acesso interno e externo. “Esse treinamento já havia sido feito anteriormente, mas foi necessário reforçar, pois é importante para os funcionários saber fazerem o atendimento ao profissional que vai dar sequência ao processo de Auto de Infração”, explicou Cristyan.
Para o inspetor do município de Nova Mutum, eng. agrônomo Naildo da Silva o seminário é importante para rever os colegas de trabalho e conhecer mais profissionais de diversas modalidades de municípios do estado. “ Uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos com relação a inspetoria, principalmente na questão do reconhecimento do trabalho bem desenvolvido junto ao Crea-MT”, concluiu o inspetor Naildo.
Já o fiscal de Tangará da Serra, Alisson Sartori é muito importante o encontro e “tema” debatido. “ Pois são neles que temos oportunidade de conversarmos com profissionais de diversas partes do estado, ouvir suas opiniões e sugestões, além de reunirmos com a equipe de Fiscalização e debatermos formas de Fiscalização, de abordagens, de aplicar a legislação vigente da melhor forma possível, de maneira assertiva, sempre pensando na Fiscalização do exercício profissional e proteção à sociedade”, disse ele.
Elza Teixeira, funcionária da inspetoria no município de Jaciara, participou da palestra e espera que aconteçam cada vez mais eventos como esse, que propõe agrega cada vez mais conhecimento.
Texto: Cristina Cavaleiro e Ana Frutuoso( supervisionada) Fotos: Rennan Kawahara