Crea-MT recebe representantes do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe)

17 de outubro de 2023, às 15h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Crea-MT recebeu em visita representantes do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) em reunião nesta terça-feira (16). O instituto está em processo licitatório para contratação de empresa para reforma e ampliação da portaria da Unidade do INPE em Cuiabá (MT).

O Inpe atua nas áreas de Ciências espaciais e atmosféricas; previsão de tempo e estudos climáticos; observação da Terra; ciência do sistema terrestre; Engenharia e tecnologia espacial; entre outros. O projeto, construção, integração e controle de satélites feitos pela indústria nacional, a previsão numérica de tempo e clima terrestre e espacial, o monitoramento dos biomas brasileiros e a elaboração de cenários de mudanças climáticas globais, derivados desse avanço, fazem parte da contribuição do Inpe para a sociedade brasileira.

Criado em 1961 com o objetivo de capacitar o país nas pesquisas científicas e nas tecnologias espaciais. Ao longo dos anos, suas atividades se ampliaram e a importância dos estudos vão desde assuntos complexos sobre a origem do Universo a aplicações de ciências como nas questões de desflorestamento das nossas matas. O Instituto é centro de excelência, e referência internacional, em pesquisas de ciências espaciais e atmosféricas, engenharia espacial, meteorologia, observação da Terra por imagens de satélite e estudos de mudanças climáticas.

Em Cuiabá a Unidade Regional do Centro Oeste está localizada na Av. Dr. Hélio Ponce de Arruda, s/n – Centro Político Administrativo e comemorou, em abril de 2023, 50 anos de fundação, sendo considerado uma das principais estações, visto que a localização permite que as antenas de recepção cobrem 100% do território brasileiro e também cerca de 80% da América do Sul.

Estiveram presentes o vice presidente em exercício do Crea-MT,  eng. civil André Schuring; o superintendente operacional do Crea-MT, Giovani Bertol; o Coordenador Espacial do Centro-Oeste do Inpe-MT em Cuiabá, Sérgio Wagner Gripp da Silveira; Raul Ferreira da Silva Júnior, coordenador administrativo do Inpe-SP (em São José dos Campos, sede do instituto).

Texto: Equipe de comunicação do Crea-MT