Crea-MT acompanha Colégio de Presidentes em visita à maior obra de Goiás

13 de junho de 2024, às 14h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Colégio de Presidentes do Sistema 2024 (Centro-Oeste)

Na última terça-feira (11) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) acompanhou os representantes do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua – 2024 da região Centro-Oeste (CPCO), à uma visita guiada pelas obras do novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO. A vice-presidente do Conselho, eng. agro. Lys Barco, participou após o convite do presidente de Crea-GO, eng. Lamartine Moreira. O grupo foi acompanhado por profissionais recém-habilitados que integram o Programa Jovem Engenheiro do Crea-GO.

Trindade é conhecida por suas tradições culturais religiosas, desde seu povoamento no século XIX, que se deu em torno da devoção ao Divino Pai Eterno, uma manifestação de fé católica à Santíssima Trindade. O primeiro Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, inaugurado em 1912, celebra essa tradição. As obras do Novo Santuário começaram em 2012, com etapas que incluíram a investigação do solo, terraplenagem e estruturação. O objetivo é proporcionar uma capacidade 20 vezes maior que a da basílica atual.

A vice-presidente do Conselho, eng. agro. Lys Barco, comentou: “É gratificante visitar uma obra como essa, que representa um dos maiores templos do mundo, e nós, como Conselho, estamos inseridos neste processo. É uma obra emocionante, pois representa a fé dos devotos.”

Vale ressaltar que as obras receberam incentivo financeiro dos devotos do Divino Pai Eterno. A nova Basílica terá capacidade para 12 mil pessoas sentadas e o espaço para missas campais poderá acomodar 50 mil pessoas. A estrutura do Santuário ocupa 450 mil metros quadrados, com 130 mil metros de área construída e 2 mil vagas de estacionamento. No subsolo, com 7 metros de altura, ficam o ossário e uma capela.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (Atualmente)

Projeto 3D da construção da Nova Basílica do Divino Pai Eterno

A visita técnica da obra com previsão de conclusão para 2025 foi organizada pelo Departamento de Fiscalização do Crea-GO, sob gerência do eng. civ. Jeorge Frances.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Crea-GO e Reprodução.