Crea-MT adere Campanha “ Outubro Rosa” em prol da luta contra o Câncer de Mama

6 de outubro de 2021, às 11h54 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
Estagiária de engenharia civil, Yasmin Salim

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aderiu durante este mês, a campanha: “Outubro Rosa” de luta contra o Câncer de Mama. Simbolizando a prevenção da doença, importância do autoexame e o diagnóstico precoce, a Gerência de Logística (Gelog) espalhou lanços rosa   aos funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea que abraçaram a causa e destacaram sobre a prevenção. A estagiária de engenharia civil, Yasmin Salim tem exemplo na família, com relação ao câncer de mama. “Perdi a pessoa mais importante da minha vida com essa doença em 2017.  Minha mãe foi vencida pelo câncer na mama. Mesmo passando pelo tratamento durante quatro anos, a doença alastrou por vários órgãos do corpo dela.   Por isso é necessária a prevenção através do autoexame, para evitar percas”, desabafou Yarmin.

Engenheiro civil, Renault Yanagui e sua mãe

“ Apesar que essa questão de saúde envolve a parte técnica, ou seja, a responsabilidade de um   profissional do Crea-MT habilitado, é importante estar a par da prevenção. Repassando as informações necessárias as mulheres”, explanou o engenheiro civil, Renault Yanagui, que estava acompanhado da mãe que também abraçou a causa.

Gerente da Gelog, Adriana Imbriani, organizadora da Campanha Outubro Rosa no Crea-MT

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, explica que Crea-MT, como Conselho Profissional, aderiu ao “Outubro Rosa, como forma de incentivar e promover ações em prol da qualidade de vida de seus colaboradores, familiares  e  profissionais do Sistema Confea/Crea, ao apoiar uma campanha tão nobre, tornando agente comunicador ao repassar a importância da dos cuidados  contra o câncer ao maior número possível de mulheres”, destacou o presidente do Crea-MT.

Presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego abraçou a causa

A gerente da Gelog, Adriana Imbriani, disse que há 12 anos, a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MT Mamma) se dedica ao outubro Rosa, mês destinado a chamar atenção da sociedade para a prevenção e cuidado da doença.  “ O nosso objetivo é alertar não só as funcionárias mulheres, mas também os homens sobre a prevenção , dessa formas eles podem estar informando  amigas, mãe, irmãs e familiares sobre o autoexame da doença”, disse Adriana.

Fachada do Crea-MT iluminada de rosa

A fachada do Crea Mato Grosso ficará iluminada na cor rosa durante todo mês, como forma de aderir a Campanha: “ Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama.

Segundo estudo da Varian Medical Systems, 20% das brasileiras são diagnosticadas nos estágios iniciais, contra 60% das ocorrências nos Estados Unidos nesse período.

Em 2021, a estimativa é de 560 novos casos de câncer de mama apareçam em Mato Grosso, dos quais 160 são apenas de Cuiabá, para cada 100 mil habitantes. No Brasil, há previsão de 66.280 casos novos.

Outubro Rosa: cuidados preventivos podem salvar vidas

Equipe Gelog trabalhando em prol do Outubro Rosa

Criado na década de 90, para lançar luz sobre a importância da prevenção, dos cuidados e dos exames de rotina, o mês do outubro Rosa coloca em pauta a conscientização sobre a doença, expande o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui de forma significativa para a redução de casos.

 

Texto: Cristina Cavaleiro /Fotos: Igor Bastos e Rennan Kawahara/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)