Crea-MT alerta profissionais para recadastramento obrigatório
16 de fevereiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Profissionais devem se recadastrar sob pena de serem impedidos legalmente de exercer a profissão
Todos os profissionais da área tecnológica do Estado precisam fazer o recadastramento e obter gratuitamente a nova carteira de identidade nacional dos Conselhos Federal e Regionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Sistema Confea/Crea). O aviso é do presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.
“Os profissionais registrados no Crea-MT estão recebendo o aviso de recadastramento pelo correio. Esse profissional com registro ou visto ativo no Conselho deve efetuar esse recadastramento e obter a nova identidade profissional que será válida e reconhecida em todo o território nacional. O número e a carteira antigos perderão o valor em dezembro deste ano e não poderão mais ser utilizados após esta data”, alerta Bassan.
O recadastramento feito na sede do Conselho ou inspetorias no interior é gratuito para o profissional que está ativo e em dias com o Crea-MT. A convocação está sendo realizada desde setembro do ano passado por grupos específicos, de acordo com a letra inicial do nome. Mesmo os profissionais que ainda não foram convocados, podem comparecer ao Crea para atualização cadastral e entrega de documentação necessária. “O intuito é manter um cadastro nacional atualizado, padronizado e unificado, o que trará diversos benefícios para os profissionais e para a sociedade, tais como: facilitar o procedimento de concessão de vistos, certidão de registro, além de emitir uma nova carteira profissional mais segura e padronizada nacionalmente”, explicou Bassan.
A previsão do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) é de que até dezembro de 2007, quando terminará o processo, quase um milhão de profissionais deverão passar pelos balcões de atendimento em todo o país. Em Mato Grosso pelo menos oito mil profissionais estão registrados no Crea.
Além de obrigatória e com validade para atuação em todo país, a nova carteira de identidade profissional é confeccionada eletronicamente e é a prova de falsificação.
O profissional deverá comparecer ao atendimento do Crea-MT munido dos documentos pessoais e de fotocópias autenticadas dos mesmos. Pelo site institucional do Crea-MT (www.crea-mt.org.br) é possível ter acesso à essas informações e ao requerimento para recadastramento no link recadastramento Confea/Crea.
Outras informações sobre o recadastramento nacional na sede do órgão, à avenida Historiador Rubens de Mendonça, 191, no período das 12h às 17h30 ou pelos telefone 3315-3001/3005.
*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT