Crea-MT apoia Março Lilás: “Campanha de conscientização e Orientação sobre prevenção do Câncer de Colo do Útero”

28 de março de 2022, às 9h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aderiu durante o mês de março, a campanha de   conscientização e orientação sobre prevenção do câncer de colo do útero”.  Para a coordenadora da Comissão do Crea Mulher em Mato Grosso, conselheira   Eng. mecânica e de segurança do trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, o mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher.

Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08, o “março Lilás” é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.  “ O conselho está de parabéns ao intensificar a conscientização aos profissionais do Sistema, simbolizando a campanha na fachada do órgão e na porta de entrada. Já a diretora-administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), que também abraçou a causa, Eng. sanitarista Suzan Lannes, explica que em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

Para gerente de Infraestrutura e Logística do Crea-MT, Adriana Imbriani, o fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil.  Segundo o Inca, no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino.

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, explica que Crea-MT, como Conselho Profissional, aderiu ao “março Lilás” , como forma de incentivar e promover ações em prol da qualidade de vida de seus colaboradores, principalmente colaboradoras, familiares  e  profissionais do Sistema Confea/Crea, ao apoiar uma campanha tão nobre, tornando agente comunicador ao repassar a importância da dos cuidados  contra o câncer de útero  ao maior número possível de mulheres”, destacou o presidente do Crea-MT.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos:Igor Bastos