Crea-MT apoia projeto para a construção da sede da Associação de Cururu em Cuiabá
11 de abril de 2025, às 9h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) está apoiando a construção da primeira sede da Associação de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó. O presidente do Conselho, engenheiro civil Juares Samaniego, se reuniu com representantes do grupo, nesta quinta-feira (10), para programar os próximos passos e a realização do projeto.
A Associação foi fundada em 2013, sem fins lucrativos e de caráter cultural e educacional que busca preservar e promover a cultura popular mato-grossense. Se tornou referência, proporcionando aulas de Cururu para jovens e adultos. Durante as oficinas, os participantes aprendem o canto tradicional, técnicas de ritmo do Cururu e o uso dos instrumentos típicos, como a viola de cocho e o ganzá.
O membro da associação Osvaldo de Souza Brito, disse que tentou adquirir um terreno para iniciar a construção da sede através da Prefeitura de Cuiabá e do Governo de Mato Grosso, mas não tiveram sucesso. Sendo assim, com recursos próprios, fizeram a aquisição.
“É um sonho a construção da sede porque a associação vai fazer 12 anos e não temos espaço para as aulas e estamos buscando recursos para isso”, disse.

O terreno está localizado no Bairro Parque Ohara onde será iniciada a construção.
O presidente Juares Samaniego sugeriu que a sede tivesse uma despensa, cozinha com balcão, escritório, banheiros e um salão para realizar as atividades da associação. Além de se comprometer em visitar o terreno para iniciar o esboço do projeto.
O Crea-MT valoriza e apoia as expressões culturais genuínas de Mato Grosso, como o Cururu, reconhecendo sua importância para a identidade e a história do nosso povo. A instituição reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura regional e parceria com grupos e associações que promovem, preservam e difundem as tradições mato-grossenses, contribuindo para que elas sigam vivas e respeitadas por todas as gerações.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT