Crea-MT apoia Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso-SENGE/MT em Workshop Híbrido

23 de outubro de 2023, às 12h24 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) recebeu no auditório o Workshop Híbrido, cujas temáticas foram “Industrializar Para Agregar Valor nas Commodities de Mato Grosso” e “Como Impulsionar as Atividades Comerciais do Pequeno Empreendedor Rural de Mato Grosso”. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso Senge-MT nesta sexta-feira (20) pela manhã.

Durante a abertura, o Vice-presidente em exercício do Crea-MT André Schuring, destacou que no ano de 2023 fazem 90 anos de existência do Conselho (Confea) que protege a sociedade de uma maneira ímpar, garantindo a fiscalização do exercício por profissionais legalmente habilitados.
“A agronomia hoje chegou a um estágio avançado de tecnologia, carregando todas as outras áreas ligadas a tecnologias. Se há uma melhoria nos equipamentos, foi obra de um engenheiro mecânico. Se há uma melhora no armazenamento, foi um trabalho executado por um engenheiro civil. Isso é a grandiosidade do Sistema Confea/Crea/Mútua, que hoje congrega mais de 280 modalidades do agro à tecnologia plena” explicou o vice-presidente sobre a importância dos temas abordados no Workshop.

O presidente do Senge-MT, Luiz Benedito de Lima Neto, agradeceu a presença dos participantes e aos que participaram do workshop de maneira remota pela plataforma do Google Meet. Segundo ele, mais de 300 pessoas de todo país participam remotamente.

“O nosso grande objetivo, como Sindicato, é ajudar no desenvolvimento e crescimento do Estado de Mato Grosso e é uma grande satisfação oferecer aos profissionais essa oportunidade”, completou o presidente do sindicato.

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos, Luis Vargas, que também é coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea-MT, enfatizou a importância do aperfeiçoamento profissional através da agenda. “Estamos com uma produção agrícola enorme, se Mato Grosso fosse um país estaria no ranking 10 de produção agropecuária, mas precisamos das indústrias para arrecadar valor. São esses valores que precisamos trazer para o Estado e tenho uma expectativa grande com essas palestras pois os temas abordados serão o novo salto para começarmos a industrializar”, explicou.

Industrializar Para Agregar Valor nas Commodities de Mato Grosso foi o tema da palestra ministrada pelo superintendente de Programas de Incentivos da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Sedec), Adoniram Judson Almeida Magalhães, que iniciou a palavra apresentando como o Estado vê o cenário da industrialização, seguindo por quais seriam as próximas ações para os próximos anos.
“Nós temos um desafio em buscar investidores na área da industrialização e temos feito esse trabalho de prospectar empresários tanto mato-grossenses quanto de outros estados e até mesmo de outros países, pois Mato Grosso apresenta uma condição muito favorável em relação à geografia, sendo um ponto focal como Centro Geodésico da América do Sul ao escoar para outras áreas, se mostrando um ponto focal de investimento”, explicou o superintendente.

A segunda palestra foi de “Como Impulsionar as Atividades Comerciais do Pequeno Empreendedor Rural de Mato Grosso” apresentada pela secretária de Agricultura Familiar, Tetê Bezerra que iniciou a palavra falando da Agricultura Familiar: “A agricultura familiar, nos moldes que nós temos hoje constituída no país, foi definida através da Lei Federal nº 11.326 de 2006 e estabelece a quem ela é destinada. Hoje temos em Mato Grosso 165 mil famílias que estão enquadradas nesse perfil. São famílias que vivem e estão no campo através de projetos do governo e também que vivem em comunidades tradicionais”.

Texto: equipe de comunicação do Crea-MT